O primeiro caso de que falo diz-me muito, porque é da minha autoria. Trata-se do PHORMIGA.net, um site de troca de apontamentos criado para fomentar o espírito de entreajuda dos Estudantes da FEP.
Criado em Março de 2006, o site começou por ser uma forma "tosca" de organizar materiais de estudo. Para mim, que não sou muito dado a ordenar papéis, era uma forma de me obrigar a ter os documentos organizados, e assim poder aceder aos apontamentos sempre que quisesse.
Ao longo do tempo, começaram a surgir contribuições espontâneas para o site, tanto de colegas individualmente, como das Comissões de Ano e outras estruturas. A pouco e pouco, o PHORMIGA foi crescendo até se tornar naquilo que é hoje, com uma extensão até na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa.
Actualmente, o site conta com 2.230 utilizadores registados, que geram entre 7 e 10 mil visitas mensais. Cobrindo hoje em dia 41 disciplinas da FEP, o PHORMIGA atingiu um novo recorde de utilização no primeiro semestre deste ano, com 1.396 alunos da Faculdade a utilizarem os seus apontamentos.
Parece-me um caso interessante de Webmarketing, uma vez que reúne algumas das características próprias deste sector:
1. Assenta num conceito e numa plataforma tecnológica, em rede e em linha.
2. O produto é, em boa medida, criado pelos seus utilizadores ("prosumerism").
3. A sua promoção baseia-se no passa-palavra e nas redes sociais, sendo portanto de custo zero.
4. Presta um serviço gratuito.
O nome PHORMIGA surge em "oposição" ao nome do servidor oficial da Universidade do Porto: o SIGARRA. Enquanto o PHORMIGA é da autoria dos alunos, o SIGARRA é da autoria dos professores (sem fugir à ironia da fábula "enquanto a cigarra canta, a formiga trabalha").
Em breve terá também apontamentos de mestrado, portanto pode ser que no próximo ano a nossa vida se torne mais fácil (:
Conforme já tive oportunidade de manifestar várias vezes, sou fã incondicional do conceito - parabéns! E, embora contra mim fale, a oposição SIGARRA vs PHORMIGA é a cereja no topo do bolo - genial!
ResponderEliminarSó temos pena que o Artur tenha andado tão envolvido com este projecto e com as eleições que não tenha tido tempo de dar o seu contributo de "saber de experiência feito" às aulas e blogue de WMCE mais cedo! Mas mais vale tarde que nunca...:)
Realmente o comentário que me surge é o seguinte:
ResponderEliminar- de facto o que não sabemos. A quantidade de informação na blogosfera é tão grande e verdadeiramente exponencial, que falha sempre e cada vez mais muita coisa importante.
Quando chegará o supercomputador, que seja capaz de fazer o que nós já não conseguimos? Pesquisar, catalogar e organizar toda a informação que nós precisamos em cada momento!
Talvez, ...., á quem diga que talvez em 2013 e por um preço irresistivém em 2049!
Vamos aguardar.
Entretanto vamos estar atentos ao nosso blog.
Também sou uma grande fã do Phormiga ou pelo menos já fui em tempos de licenciatura. Sempre admirei, Artur, o teu esforço e dedicação ao site, cujos materiais, admito, ajudaram-me a fazer muitas disciplinas durante a licenciatra.
ResponderEliminarTendo eu também feito parte de uma comissão de ano, o espírito de ajudar os colegas e de divulgar os apontamentos que lhes possam ser úteis, sempre foi presente em mim. Mas, com o Phormiga, Artur, conseguiste ir ainda mais longe.
Antes de mais, conseguiste uma forma gratuita, fácil e acssível de disponibilizar os materiais. Vivemos numa era da Internet. Portante, a grande aposta do Phormiga em ter a sua plataforma na Internet, revelou-se, um enorme sucesso, não só visível nos números de adesão pelos alunos como também pela admiração e gratificação que muitos deles sentem por ter acesso a um serviço destes.