quinta-feira, 24 de março de 2011

As marcas e as sua vontade de entrar no dia-a-dia dos consumidores através da internet e de produtos tecnológico - EDP lança aplicação para smartphone



Aproveitando o dia 21 de Março, e o facto de ser o primeiro dia de Primavera e também o Dia Mundial da Árvore, a EDP lançou a primeira aplicação para smartphones, o eNature. É uma aplicação ecológica e de entretenimento que converte a energia gerada pelos utilizadores em árvores virtuais.

Esta aplicação pode ser descarregada gratuitamente no website e os utilizadores podem, em qualquer momento, fazer crescer a sua árvore.

O processo começa com a escolha da árvore (castanheiro, sobreiro ou pinheiro manso), e sempre que agitarem o telemóvel, irão fazê-la crescer. Podem ainda plantá-la virtualmente onde quiserem, tirando uma fotografia ao local pretendido.

A ideia é levar os utilizadores a plantar o maior número de árvores possível, e a partilhá-las com os seus amigos no Facebook.

A empresa com a ajuda dos seus clientes, tem também como objectivo "espalhar" a ideia de ser uma empresa com muita responsabilidade ambiental.

5 comentários:

  1. Eu compreendo a ligação entre a árvore e o Dia Mundial da Árvore assim como o 1º dia da Primavera.
    Também compreendo a parte em que converte a energia gerada pelo utilizador em energia para fazer a árvore crescer.
    Mas, onde é que isso faz crescer a responsabilidade ambiental!? :p
    Lembra-me os tamagochi!

    ResponderEliminar
  2. Fazer crescer a responsabilidade ambiental? em lado nenhum.. Eles não são mais responsáveis por criar esta aplicação, contudo é sempre bom para a marca ter alguma ligação com árvores, meio ambiente, "green". Eles podiam fazer uma outra aplicação qualquer, com outro tema, mas decidiram fazer nesta data. Não acredito que seja coincidência.

    Se pensarmos bem a EDP tem apostado muito no "save the planet", até existe um website dedicado só a isso, onde são fornecidas dicas de poupança de energia, tem simuladores, etc..

    Visita http://www.eco.edp.pt

    ResponderEliminar
  3. Eles são muito fortes nesta mensagem de salvar o planeta. Lembro-me de há uns anos terem feito uma campanha para troca das velhinhas lâmpadas incandescentes pelas novas economizadoras com o pretexto de se estar a lutar pela redução de emissões de CO2.
    Parece-me que é óbvio que esta aplicação na prática é inútil, mas o que é de salientar é o esforço para se colarem à imagem de "amigos do ambiente", e o facto de apostarem nos novos meios electrónicos para propaganda.
    Hoje em dia é quase obrigatório para uma marca ou empresa ter uma aplicação qualquer para iPhone, não importa a funcionalidade real dela.

    ResponderEliminar
  4. Tenho que concordar com a Fábia, quando li a noticia a 1ª coisa que me lembrei foi dos tamagochis..de resto penso que é mais uma daquelas campanhas em que as empresas tentam mostrar que são "eco" e que se preocupam com o ambiente.
    Tal como disse o Tiago penso que a anterior campanha da troca das luzes conseguiu passar muito melhor esta mensagem.

    ResponderEliminar
  5. Hoje em dia há apps para tudo e mais alguma coisa. A última invenção é uma aplicação chamada Confession: A Roman Catholic App, que pretende ajudar os católicos a confessarem os respectivos pecados e que foi aprovada pela Igreja Católica dos EUA e está à venda na loja da Apple...
    Porém, a aplicação não garante a absolvição (para isso, é mesmo preciso ir a um confessionário). E, contrariamente ao que acontece na Igreja, este confessionário custa 1,59 euros :)

    ResponderEliminar