Em Abril de 2009 2 funcionários da cadeia norte-americana de restauração "Domino's Pizza" publicaram alguns vídeos no Youtube onde brincavam "inocentemente" (ou melhor, "indecentemente") com a comida que preparavam para os clientes desta empresa.
Resultado: os vídeos rapidamente se tornaram nos mais populares do Youtube com milhões de vistas, chegando a ser notícia em vários países, com inúmeros comentários repudiando o comportamento destas pessoas, e consequentemente, a reputação da marca desmoronou-se em instantes.
Provavelmente foi o primeiro caso de uma marca/empresa vítima do poder das redes sociais com enorme impacto (apesar de outros casos semelhantes em cozinhas do Burger King e KFC na web), e objecto de estudo por muitos departamentos de marketing. Desde então que as marcas começaram a virar os olhos para a Internet e as Redes Sociais, preocupando-se muito mais com aquilo que escrevem, fotografam e gravam sobre elas.
Os funcionários foram obviamente despedidos e processados.
Como disse a Domino's Pizza em comunicado sobre este assunto: "...Qualquer pessoa com uma câmara e uma ligação à Internet pode causar muitos estragos..."
No caso, a empresa foi rápida a responder e aproveitou a ameaça como uma oportunidade. Tal como fez Barack Obama para reagir aos boatos lançados pela campanha contrária (que chegaram a acusar Obama de ser muçulmano e estar do lado dos extremistas islâmicos e outras barabaridades para americano acreditar), a Domino's Pizza respondeu da mesma forma, postando vídeos de resposta no Youtube apenas 2 dias após o sucedido.
ResponderEliminarQuem acedia ao vídeo dos funcionários podia rapidamente aceder na barra lateral ao video da Domino's Pizza, e o "assunto de conversa" deixou de ser o que os funcionários fizeram mal para passar a destacar a forma correcta como a empresa procedeu, virando-se "o feitiço contra o feiticeiro"
The Pizza Turnaround - www.pizzaturnaround.com
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