O impacto negativo sobre a Domino's Pizza causado pelos vídeos pouco abonatórios publicados no Youtube por 2 ex-funcionários não cessou com o seu despedimento e os comunicados públicos de desculpa pelo incidente.
Qual "Lei de Murphy" e como cogumelos, começaram a surgir queixas, reclamações, e más opiniões acerca da Domino's Pizza e dos seus produtos nas redes sociais. A sangria era evidente e difícil de parar.
Até que se lembraram de lutar com as mesmas armas e num acto de humildade decidiram "ouvir o cliente": surge a campanha "Pizza Turnaround"! Criaram um website, e lançaram vídeos no Youtube onde demonstraram que estava na hora de ouvir aquilo que os seus clientes tinham para dizer, reinventando o seu próprio conceito e estabelecendo uma relação próxima com o consumidor.
Os efeitos positivos da campanha não se fizeram esperar, e em pouco tempo as vendas voltaram a aumentar, atingindo no último trimestre de 2009 o dobro dos resultados face ao mesmo período do ano anterior.
Mais uma vez fica demonstrado que o poder do buzz marketing negativo poderá muito bem ser combatido com um buzz marketing positivo desde que as empresas em vez de terem um monólogo, unidireccional com os clientes (como acontecia até aqui) começarem a estabelecer um diálogo mais interactivo e bidireccional no sentido de descobrirem aquilo que os clientes querem. Conseguem assim, por um lado incutir no cliente a ideia que as suas opiniões contam para algo e não "caem em saco roto" e por outro permite-lhes (com base no conhecimento mais profundo que adquirem do cliente) delinear estratégias mais adequadas que lhes permitam ter mais sucesso.
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