quinta-feira, 17 de março de 2011

A oportunidade faz o negócio!

Um dos temas em "buzz" nas redes sociais nos últimos dias é uma "gaffe" cometida pela RTP, que ao anunciar no Jornal da Tarde a diminuição do IVA para a prática do Golfe (desporto) acabou por mostrar no seu genérico imagens... do Volkswagen Golf!!



Ora, a Volkswagen Portugal não se engasgou com a confusão, e sem perder tempo lançou a seguinte campanha na sua página do Facebook:

http://www.facebook.com/album.php?fbid=208279025849232&id=118509158159553&aid=58364

A isto é que se chama tirar partido dos erros dos outros! Não poderia haver melhor altura para se promover o produto agora que se fala tanto dele, ainda que por outros motivos...
...Sem esquecer, uma vez mais, a enorme importância das redes sociais!!

1 comentário:

  1. Falava o Vítor num post anterior sobre as webs: web 1.0, 2.0, 3.0, 4.0... Este é um bom exemplo de feedback 3.0. O feedback já não consiste numa mera acção reactiva a uma questão, comentário ou reclamação de um cliente, mas o que se pretende é chamar a atenção através do próprio feedback. E a atenção é o bem mais escasso em mercados B2C...

    "Navegando" a onda e juntando-se à conversa, a Volkswagen utilizou o sentido de humor e soube capitalizar numa gaffe, que de outra forma poderia ter ridicularizado a marca em praça pública. Empresas com a Ensitel teriam muito a aprender com este e outros exemplos.

    Faz lembrar um caso que aconteceu durante o reinado do Mourinho no Chelsea, em que o supermercado Waitrose aproveitou uma célebre frase do Special One sobre não se fazer uma boa omelete sem bons ovos (com referência à sua equipa). A analogia foi a seguinte " 'It is omelettes and eggs. No eggs ? no omelettes! It depends on the quality of the eggs.'
    E continuando " "If you have no eggs, you have no omelette. In the supermarket, you have class one, class two and class three eggs. Some are more expensive than others and some give you better omelettes. So, when the class one eggs are in Waitrose and you cannot get there, you have a problem."

    A Waitrose respondeu com um anuncio feito propositadamente para o efeito:
    "So Mr Mourinho, we would like to say thank you on behalf of everyone at Waitrose for your kind comments on Monday about the quality of our eggs.

    "Of course, it's not just our eggs that are first class, as you'll discover if you pop into our brand on King's Road, Chelsea. We'd be delighted to fill your trolley."
    :-)

    http://www.guardian.co.uk/media/2007/sep/20/advertising

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