Ao longo dos anos assistiu-se à construção dos alicerces de um novo modelo social, dinâmico e inovador, que se designa por Sociedade da Informação e do Conhecimento. Esta evolução assenta em múltiplas alterações, não só de origem social e tecnológica, com reflexos quer ao nível dos mercados, quer ao nível dos negócios.
A sociedade da Informação não será uma mera continuação da Sociedade Industrial com um conjunto de "produtos e serviços" diferentes. Será uma sociedade com novas regras , estruturas e padrões de comportamento.
A principal tendência que atualmente se regista, e que se irá acentuar ao longo dos próximos anos, é o facto de o consumidor ter à sua disposição um conjunto de novas ferramentas que lhe conferem cada vez maior poder de influência sobre as empresas, os meios de comunicação social e o Estado.
Este acréscimo de poder leva a que, nas suas interações com as organizações, os consumidores consigam elevar a sua voz, quer criando blogs, com a sua experiência com uma determinada marca, quer agregando outros clientes insatisfeitos em torno de uma determinada causa, quer aliando sua vontade à dos outros e criando mecanismos de pressão negocial, obtendo com isso desontos, melhores condições comerciais e até mesmo alterações de abordagem de mercado.
Posso concluir dizendo que estamos perante consumidores com mais poder de comunicação e com maior poder negocial. E tudo isto à distancia de um click
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