Será difícil!
Ao longo dos últimos anos as empresas têm apostado cada vez mais na diferenciação dos seus produtos como forma de ganhar quota de mercado e alargar o segmento alvo (estratégia one-to-one).
Pois bem, a Fiat não ficou alheia a este aspecto e lançou um novo produto (ou serão milhares?), em que desafia cada um de nós a escolher e “desenhar” o seu próprio carro.
Coloca ao dispor dos seus clientes, ou potenciais, a possibilidade de criar até 500.000 combinações, sendo assim difícil existir outro carro “igual ao nosso”.
Podemos escolher desde a cor do carro, até a cor dos estofos, jantes, autocolantes, entre outros.
Na página inicial do site, que já agora poderão consultar em http://www.fiat500byyou.com.pt/ , diz o seguinte: “Aqui encontras 500.000 opções de personalização. 500.000 maneiras para tu seres tu. Configura o teu 500 by you e sorri. É assim que te vais sentir quando o 500 by you for mesmo teu”.
Este tipo de marketing é individualizado e relacional, a marca como podemos constatar trata os seus clientes ou potenciais clientes por Tu, notando assim uma certa proximidade junto do consumidor.
É destinado a pessoas que gostam de ser diferentes, e sugere ao consumidor que é ele que escolhe e define o seu carro (único ou quase), transmitindo assim a estes consumidores uma sensação de pertença e uma maior afinidade pelo seu automóvel.
Os números são também eles curiosos, Fiat 500, dispõe de 500.000 combinações possíveis, dando assim relevância ao 500.
Aqui estão imagens do Fiat 500 personalizado por mim, poderão personalizar o vosso no site:
Algo semelhante ao projecto "Fiat Mio" desenvolvido no Brasil no ano passado, embora nesse caso o modelo fosse desenhado de raíz pelos prosumers, incluindo até o nome e o slogan...
ResponderEliminarDesta forma, além de ter o consumidor mais próximo do processo criativo, a Fiat consegue publicitar o seu novo modelo e gerar buzz à volta dele.
Olá Hugo,
ResponderEliminarCada vez mais caminhamos para a individualização, e é agradável! Eu "fiz" um carro, estava lindo, tinha uma flor e tudo..
Mas se pensarmos bem isto contrasta de um modo extremo com o Modelo T de Ford, onde tínhamos sem dúvida uma abordagem ao mercado indiferenciada, de massa. Depois disso já tivemos uma abordagem segmentada, e este exemplo do Fiat mostra algo ainda mais avançado, a individualização!
De facto, a Fiat desenvolveu um projecto semelhante no Brazil e certamente terá tido adesão, pois estão a implementar agora em Portugal.
ResponderEliminarAcho muito interessante esta forma de publicidade, isto é, "fazer com que os outros falem de nós e façam publicidade por nós". Os resultados poderão ser muito melhores e os custos muito menores. Na minha opinião, é uma boa estratégia de marketing e as empresas devem apostar em formas de criar Buzz (positivo)à sua volta.
Veja-se o caso da publicidade do Pingo Doce, muitos até a acham irritante, mas o certo é que falam sobre ela junto dos seus conhecidos, tendo gerado um Buzz enorme em torno das suas publicidades.
Olá Sara,
ResponderEliminare desde já obrigado pelo comentário. Podias ter colocado as imagens do Fiat 500 que crias-te e depois pediamos aos colegas que elegessem o mais bonito. Claro que o teu certamente teria mais adesão, pois tinha uma flor :)
De facto, como referiste e bem, trata-se exactamente do oposto do Modelo de produção do Ford T. Qual será melhor? Bem isso depende da época em causa. Naquela época fazer algo deste género tão individualizado, não teria sido viável nem permitiria a massificação do autmóvel, pois seria demasiado caro produzir carros diferentes. Daí a frase celebre "Toda a gente pode ter um Ford T desde que seja preto". É incrível como as pessoas e os gostos mudam. Agora já não basta termos um carro, mas queremos que ele seja único e diferente de todos os outros. D
este modo, as marcas têm procurado oferecer diferentes produtos, abrangendo um maior segmento de mercado, satisfazendo ou criando as novas necessidades dos clientes.