quinta-feira, 26 de maio de 2011

Mais uma vez a Web mostra o seu poder!

Sem dúvida mais uma situação caricata no mundo da Web. Como sabem, na noite passada foi para o ar o último episódio do show de Oprah Winfrey. Até aí nada de novo, não fosse o facto de milhares de fãs enviarem emails para a Opera (empresa norueguesa que desenvolve browsers) com agradecimentos e despedidas do show. Tão grande foi o fenómeno que a própria Opera adicionou uma entrada à sua KB: http://www.opera.com/support/kb/view/304/
E podemos encontrar neste site um bom exemplo de uma mensagem enviada por um fã, e a forma como a Opera aproveitou de forma positiva esse mesmo erro para ganhar notoriedade, sem no entanto praticar publicidade intrusiva: http://www.boingboing.net/2011/05/25/the-best-oprah-email.html

Esta situação mostrou mais uma vez qual o poder da Web no que concerne à disseminação de fenómenos que aparentemente não passam de pequenos erros, mas que se podem tornar verdadeiros fenómenos online, conhecidos por milhares de pessoas.

Penso que a Opera só pode agradecer a publicidade gratuita e, quem sabe, aumentar a quota de mercado do seu fantástico browser em mais uns pontos percentuais!

2 comentários:

  1. Muito interessante Tiago! E parece-me uma excelente ideia por parte da empresa. Que se seguirá? Uma aliança da Opera com a Oprah?!

    ResponderEliminar
  2. Ora aí está um caso semelhante ao da confusão da RTP entre Golfe e WV Golf, com uma boa dose de humor!

    Até custa a acreditar como é que há pessoas que conseguem confundir coisas tão diferentes! Mas a verdade é que há quem não conheça a Oprah, como também há quem não conheça o Pinto da Costa! Nos dias de hoje, a tv tem uma importância cada vez mais pequena nos hábitos diários das pessoas, e a Internet tem uma boa dose de culpa.

    ResponderEliminar