A marca Old Spice criou uma campanha que veio revolucionar as redes sociais. “The man your man could smell like”, assim se intitula a campanha, teve início com um vídeo promocional, onde o actor Isaiah Mustafa, usando apenas uma toalha de banho, se move por cenários insólitos com um frasco de gel de banho masculino.
Nos primeiros três meses de 2010 a Old Spice verificou que 75% das conversas na Internet sobre esse tipo de produtos incidia sobre a sua campanha. Surgiram ainda vários vídeos produzidos pelos próprios consumidores e a campanha acabou por “saltar” da internet para a rua.
O sucesso do primeiro vídeo deve-se, sobretudo, ao buzz nas redes sociais. Assim, a estratégia da Old Spice passou pelo lançamento de uma nova campanha que interagia com o público, através de respostas a questões colocadas no Facebook e Twitter, entre outras, e pela criação de novos vídeos com mensagens pessoais, cómicas e originais.
Nos primeiros seis meses após o lançamento do primeiro vídeo, a campanha contabilizou 1,4 mil milhões de publicações na rede, e as vendas aumentaram 27% em relação ao ano anterior.
Através de uma campanha de marketing viral, a Old Spice conseguir alcançar grandes resultados, comprovando o sucesso dos vídeos e convertendo Word of Mouth gerado em vendas.
Embora tenha passado um bocado ao lado da realidade portuguesa esta foi uma campanha de marketing viral de muito sucesso no EUA.
ResponderEliminarPara além do passa-a-palavra, começaram também a surgir milhares de vídeos, uns mais outros menos amadores a parodiar estes anúncios, que por si só já são bastante originais, e outros a mostrar como tocar o assobio típico da marca.
Cá a Old Spice não tem o mesmo impacto, e tal como eu, penso que vocês também terão nas vossas mentes uma imagem da marca bem diferente da que surge nestes vídeos. Quem não se lembra daquele anúncio bem antiguinho que varreu as televisões durante uns bons anos, onde aparecia um navio (antigo logótipo da marca) no meio de uma tempestade no alto mar, com a sinfonia "Oh Fortuna" (da obra "Carmina Burana" de Carl Off)? Até conseguia sentir a sensação de frescura do bálsamo na cara só de ver esse anúncio!!! Tinha uma imagem muito clássica e madura, e fazia os jovens como eu quererem ser grandes para usar after-shave!