segunda-feira, 20 de junho de 2011

A importância cada vez maior das Apps

De acordo com um estudo efectuado aos consumidores americanos, estes já passam mais tempo nas Apps que na net. Isto vem demonstrar aplicações estão a assumir cada vez um papel cada vez mais preponderante na vida dos consumidores.

A grande maioria do tempo é gasta em jogos e aplicações sociais (reflectindo o Social Media 3.0 com a maior importância que os consumidores dão à socialização). Este indicador e esta tendência poderá ser uma oportunidade para as empresas conseguirem "apanhar" os consumidores (dada a sua cada vez maior mobilidade) e, sabendo que eles estão em determinados locais, direccionar melhor a sua estratégia de comunicação tirando partido também elas das novas tecnologias.


Esta situação já deriva também da possibilidade que existe actualmente de os utilizadores estarem quase sempre online permitindo-lhes usufruir de todas as potencialidades que este "novo mundo" lhes traz.

Para este resultado muito tem contribuído o desenvolvimento tecnológico (por exemplo com a vulgarização dos smartphones) com as imensas aplicações que são desenvolvidas não só por "profissionais" como também pelos próprios utilizadores que criam aplicações "à medida" dos seus pares.

Deixo então no ar uma pergunta: quando utilizam os vossos smartphones também já têm esta tendência de usar mais as apps que a internet em si?

Digam de vossa justiça para verificarmos se isto já acontece também entre nós.

6 comentários:

  1. Nada melhor para o efeito do que uma sondagem - já podem votar na coluna da direita...

    Mas de facto a mobilidade de dispositivos como os smartphones ou os tablets mudou os hábitos dos consumidores e aumentou o download de conteúdos. A revolução nos terminais e nos acessos móveis provocou a explosão da indústria de aplicações.
    É por isso natural que as marcas se posicionem quer em termos de matéria-prima (conteúdos) quer em termos de comunicação. Sendo certo que, de acordo com um estudo da APDC, cada utilizador de smartphones descarrega em média 22 aplicações por mês, no mês seguinte só utiliza 5 das 22 e 6 meses depois só 1 é usada...

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  2. Já votei! :)

    Acho que cada vez mais a tendência é a utilização de apps.

    Aliás, entendo que o serviço iAd da Apple revela isso mesmo: plataforma de publicidade móvel desenvolvida pela Apple para os dispositivos móveis iPhone, iPod Touch e iPad que permite aos programadores de terceiros inserir anúncios directamente em suas aplicações.

    Aproveito para publicar um link para um infografico sobre a evolução da App Store: http://www.mundodostablets.com.br/wp-content/uploads/2011/06/app-store-infografico-may-2011.gif

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  3. Já votei e explico o porquê da escolha da Internet:

    O smartphone é da empresa e bloqueia o download de aplicações! A não ser que sejam necessárias para o trabalho.

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  4. Não tenho net no telemóvel por isso sinto-me um pouco aparte nestes assuntos.

    De qualquer forma sinto-me céptico quanto ao mercado das aplicações que não acrescentem real valor à vida das pessoas. Todos os dias lemos e ouvimos que é fundamental para o sucesso das empresas focarem-se nos consumidores e em procurarem entregar-lhes um serviço de elevado valor.

    Como me parece que a maioria destas aplicações têm uma utilidade reduzida e um tempo de vida útil largamente efémero, tenho sérias dúvidas que esta "febre" dure muito tempo. Agora se realmente provarem que podem ser úteis então é algo a termos muito em conta!

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  5. Votei Apps! Uso aplicações e considero que são uma boa forma de disponibilizar conteúdo para o utilizador no seu telemóvel e que permitem satisfazer necessidades específicas quando está em “movimento”. Contudo, um aspecto crucial é que as aplicações devem fornecer utilidade com o objectivo de motivar o utilizador a fazer o download e a usar a aplicação. E desta forma, pela simples presença do ícone no telemóvel e utilização recorrente da aplicação, a marca adquire potencial para criar um vinculo mais forte com o utilizador através do seu “objecto pessoal inseparável”!

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  6. Quero agradecer a todos os que contribuíram para esta sondagem.

    Bem, pelo resultado desta mini-sondagem aqui realizada, verificamos que a cultura entre nós (tendo esta "sondagem" realizada com uma amostra completamente aleatória) em termos de apps ainda muito pouco disseminada com apenas 2 dos 9 utilizadores que votaram a darem a indicação que fazem realmente parte daqueles que utilizam os seus smartphones já não para navegar na internet mas sim para tirar partido das parcerias que se realizam entre os produtores de hardware e software para a criação de apps que os ajudam nas tarefas quotidianas.

    Isto também poderá querer dizer que a cultura portuguesa ainda não está tão motivada a usar as novas tecnologias de uma forma quase que banal.

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