Realidade Aumentada será o Futuro do Marketing?
Vivemos numa nova era, em que a divisão entre a realidade e o mundo virtual é híbrida. Este facto é percebido pelas empresas como oportunidades de interagirem com os seus consumidores, não só com o intuito de promover a marca mas também com o objectivo de criar um benefício real para os seus utilizadores. Actualmente, é na esfera da realidade aumentada que estão a ocorrer os trabalhos mais criativos e inspiradores.
Vivemos numa nova era, em que a divisão entre a realidade e o mundo virtual é híbrida. Este facto é percebido pelas empresas como oportunidades de interagirem com os seus consumidores, não só com o intuito de promover a marca mas também com o objectivo de criar um benefício real para os seus utilizadores. Actualmente, é na esfera da realidade aumentada que estão a ocorrer os trabalhos mais criativos e inspiradores.
Exemplo disso é o acontecimento Optimus Alive 2011, para o qual a Optimus desenvolve uma aplicação para os telemóveis (http://youtu.be/ifZknews4nI), que permite aceder em tempo real às notícias sobre o festival, para além de possibilitar através de uma interligação com a página pessoal do facebook, uma interacção com os amigos da rede social, ou seja, através da realidade aumentada da aplicação é possível ver onde se encontram os amigos no recinto (informação virtual em cenário real).
Outros exemplos interessantes são: a aplicação desenvolvida pela Volkswagen, que permite ao utilizador fazer o test drive do carro através da realidade aumentada (http://referanser.apt.no/Volkswagen/app/) e a aplicação que une realidade aumentada à tecnologia de reconhecimento facial (http://youtu.be/tb0pMeg1UN0), que possibilita descubrir informações sobre as pessoas ao nosso redor.
A realidade aumentada é um dos próximos passos de desenvolvimento de campanhas de marketing. Penso que as empresas estão muito empenhadas em apostar nesta área, procurar oferecer uma experiência emocional diferente e mais aproximada da realidade ao público.
ResponderEliminarVeja-se, por exemplo, o caso dos videojogos, onde a realidade aumentada se começa a tornar num atributo cada vez mais importante. A Wii U apresentada há bem pouco tempo, a Nintendo 3DS e a futura Playstation Vita todas contemplam a possibilidade de se interagir cada vez com o meio em redor do jogador.
Como é óbvio estes factos não passam ao lado dos "marketeiros" e estes são alguns bons exemplos de como a realidade aumentada tem sido tida em conta para desenvolver campanhas de marketing.