terça-feira, 21 de junho de 2011

ExcellBook: Facebook disfarçado para o trabalho


Já foi noticiado que a produtividade de muitas empresas sofre com o excesso de tempo que os seus funcionários perde ligado ao Facebook. A solução que muitas dessas e
mpresas encontraram foi bloquear o acesso ao site nos seus computadores. Outras acabam por praticar o "controlo interno", funcionando em espaços abertos que permitem que olhares indiscretos "espreitem" para o computador do vizinho e saibam quem mais "procrastina" no trabalho!

Pois a Diesel não anda a dormir, e no seguimento da sua polémica e irreverente campanha "Be Stupid!" acaba de lançar o
ExcellBook, uma aplicação que nos permite estarmos ligados ao Facebook através de um interface que se assemelha (qualquer coisa) com a mais famosas e utilizada ferramenta de trabalho informática: o Excel.

Assim já podem ir "matando" o vício do Facebook no vosso computador de
trabalho, sem receio que o patrão surja por trás sem anunciar e vos apanhe a consultar o perfil da colega do lado! O mais provável é que vos acabe por questionar por que razão utilizam o Excel em versão espanhola...

Aparte o valor ético desta aplicação, a Diesel tem de facto marcado a diferença para a concorrência com a campanha "Be Stupid!", cheia de imagens com slogans no mínimo irreverentes a apelarem à "estupidez" natural dos indivíduos. É verdade que choca, mas como muitas vezes se disse aqui, mal ou bem o que interessa é que se fala, e muito, deles!




4 comentários:

  1. Aqui está a prova da veracidade do ditado popular "o fruto proibido é o mais apetecido".

    É sem dúvida uma campanha irreverente, imagem da marca, e pela sua natureza propicia o marketing viral.

    Eu ou partilhar o teu artigo com os meus colegas de trabalho. Acho que vão adorar porque uma das nossas ferramentas mais habituais é o Excel :-)

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  2. Realmente tal como dizes Tiago, bem ou ou mal o importante é que se fale e esta campanha penso que consegue cativar a atenção mesmo dos mais "distraidos" ou desinteressados por estas questões, uma vez que estamos sempre com a curiosidade de ver qual vai ser a proxima estupidez a aparecer. Só acho o video podia estar melhor trabalhado, eu pelo menos tive alguma dificuldade em acompanhar a msg por causa das palavras estarem sempre a aparecer umas em cima das outras, mas tb acredito que isso tenha sido propositado.

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  3. Existe uma certa e determinada professora da FEP que tem o manifesto da Diesel afixado na parede do seu gabinete...:)
    A Diesel tem de facto um posicionamento "out of the box" e, para tal, não podia deixar de ter acções na web. Uma iniciativa engraçada foi permitirem nas suas lojas o upload directo de fotografias e videos no Facebook das compras feitas pelo consumidor na loja, de forma a obter reacções e conselhos dos amigos em tempo real. ON=OFF! A Diesel também faz muitas acções de marketing de guerrilha nas ruas, muitas vezes através de flash mobs formadas a partir das redes sociais. Acções disruptivas...e muito estúpidas :)

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  4. Acho que mais que uma mera campanha ou sucessões de campanhas esta acaba por ser mesmo a forma de posicionamento da marca, irreverente e "contra padrões estabelecidos".
    No fim acaba tudo com uma questão de identificação com a mesma (eu cá também sou consumidor dela... não sei o que isso dirá de mim mas pronto...) e daí partir para o seu usofruto (mais do que consumo).

    Especificamente em relação ao facebook in excel, tenham cuidado que existem outras formas de saber se andaram pelo facebook além de aparecer por detrás a olhar para o monitor do pc...

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