As acções de marketing tradicionais têm se tornado cada vez menos efectivas ao longo dos últimos anos. O consumidor está menos receptivo a invasões no seu dia a dia e as marcas têm adoptado uma estratégia de oferecer conteúdo e serviços úteis e relevantes para o público alvo. Esta é uma das oportunidades fornecidas pelas Apps. Pela interactividade proporcionada pelo telemóvel e pelo facto deste estar presente na vida das pessoas a todo o momento, as Apps oferecem uma grande capacidade de viralização. O passa-palavra gerado pelos utilizadores, potencializado por ferramentas de “indique a um amigo” presentes nas aplicações, podem levar o alcance da campanha a um patamar superior!
Um bom exemplo é a aplicação para iPhone lançada pela Pizza Hut, que demonstrou como uma campanha bem feita pode gerar bons resultados para as marcas! Dividido em duas funções, apresenta um jogo para entretenimento e uma secção de pedidos. Para estes, que se separavam entre pizzas e massas, o utilizador com as funções de zoom do aparelho, escolhe o tamanho do prato, coloca os ingredientes e depois “abana” o aparelho para o prato ficar devidamente temperado. Utilizando as funções de localização do iPhone, o pedido é enviado automaticamente para a loja mais próxima.
Outro exemplo interessante é a aplicação que a marca Tide lançou: “Tide Stain Brain”. A aplicação mostra o que o utilizador deve fazer para remover diferentes tipos de manchas. Um primeiro menu indica as principais manchas e logo depois uma divisão por categorias. Quando as soluções são exibidas, os produtos Tide são apresentados, já com um link para uma página de compras.
Agora que a sondagem sobre a utilização de apps vs internet já fechou, parece que, pelo menos de entre os respondentes, a maioria não mostra grande entusiasmo por esta nova ferramenta. No entanto, como Portugal tende a aproximar os seus padrões de consumo a outros países mais desenvolvidos, como EUA e UK (referidos pelo António num post anterior), será de prever que há ainda muito potencial de crescimento das apps.
ResponderEliminarPrognósticos só no fim do jogo...:)
Aqui está mais uma aplicação que permite aos consumidores tirar partido das novas tecnologias que estão neste momento à nossa disposição e que nos auxiliam a resolver problemas do quotidiano, dos utilizadores comuns e funcionar ao mesmo tempo como uma forma de divulgar a marca e a sua diversidade de produtos.
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