quinta-feira, 28 de junho de 2012

O Skype e a economia do gratuito


Além de ser um exemplo de uma estratégia freemium, o Skype vai também passar a ser um exemplo de um negócio que oferece um serviço gratuitamente aos consumidores, obtendo receitas a partir da publicidade. 

Isto porque o Skype vai passar a exibir anúncios na sua versão para Windows. A publicidade das marcas será exibida apenas durante as conversas áudio de Skype para Skype e serão visualizadas pelos utilizadores que não possuam créditos no serviço ou uma assinatura paga. Os utilizadores poderão filtrar e personalizar a exibição de anúncios durante as conversas, consoante a sua idade e género.
"Os usuários verão o conteúdo, o que poderá provocar outros temas de conversa que são relevantes para os usuários do Skype... Estamos ansiosos para apresentar o 'Conversations Ads' como uma oportunidade para as empresas atingirem os nossos milhões de usuários conectados num lugar altamente envolvente onde podem ter conversas significativas sobre as marcas" é referido no seu blogue

Aqui fica um exemplo do que poderá ser visualizado: 

A notícia aqui 

2 comentários:

  1. Foi muito boa ideia, é mais uma fonte de receitas para o SKype. Assim, acumula duas formas diferentes na lógica do freeconomics: o freemium e o free da publicidade. Com a primeira,o Skype conseguiu acaptar a tão desejada "massa crítica" que lhes proporcionou audiência e rentabilidade. Agora, que já conquistou razoável dimensão, atrai os investidores para fazerem publicidade.:)

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  2. Confesso que quando li a notícia, como utilizadora do Skype, achei demasiado intrusivo... Numa altura em que os consumidores se cansaram de ser bombardeados com mensagens comerciais, e sendo este um meio push, não sei até que ponto os utilizadores do Skype, habituados a não terem publicidade durante as suas conversas, aceitarão esta estratégia...

    Mas pode ser que o mecanismo de filtragem e personalização dos anúncios facilite a sua aprovação por parte dos utilizadores...

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