quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Bewarket-Turn the Web and Be the Market


Por iniciativa de um grupo de amigos surgiu em finais de 2010 o Bewarket, uma nova aplicação para o Facebook.
Segundo os seus criadores o Bewarket é como um OLX ou Ebay do Facebook, onde os utilizadores registados podem comprar ou vender artigos em 2ª mão.
Têm neste momento 15.000 utilizadores registados e o seu objectivo é fazer crescer este número, assim como aumentarem as suas receitas, que neste momento ainda são muito reduzidas.
A Bewarket esteve recentemente nos EUA à procura de novos investidores e se tudo correr conforme esperado pensam transferir-se para São Francisco, com o objectivo de “chegar a um milhão de utilizadores registados em ano em meio”.

 Julgo que esta é, sem dúvida, uma grande ideia e um grande projeto. Não sei se já o conheciam, mas como é de uns amigos achei por bem partilhar e assim ajudar na sua divulgação.

Neste momento falta-lhes apenas utilizadores, um grande número deles, o que normalmente é conseguido, através de publicidade, passa-palavra, etc. Infelizmente não possuem ainda grande capacidade financeira para investirem no marketing e em publicidade, por isso deixo aqui o desafio: que podem eles fazer para melhorar a sua visibilidade? O que podem fazer de diferente e inovador para fazerem chegar a sua marca mais longe?

Deixo-vos abaixo a página de FB da aplicação, o site e ainda uma notícia que saiu recentemente na Exame Informática.



Página Facebook:
https://www.facebook.com/bewarket?ref=ts&fref=ts

Site:
http://www.bewarket.com/

Notícia:
http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/internet/2013/01/17/bewarket-negocios-entre-amigos

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

StoreAgent: a app que paga aos consumidores pelas suas opiniões


O StoreAgent é uma aplicação que revoluciona a análise do cliente-mistério, os estudos de mercado e a recolha da opinião dos consumidores, através da tecnologia disponível no seu dispositivo Android e iPhone.
 
Na plataforma do StoreAgent, os clientes (as empresas) propõem missões (visita a uma loja, avaliar a montra, experimentar um produto...). São os próprios consumidores, desde que detentores de um smartphone, que serão os agentes destas missões. Por exemplo, é possível analisar quanto tempo demorou a servir um café, se este é de qualidade e tirar e submeter uma foto do café, em tempo real e sem intermediários.
Com resultados em menos de 2 horas e recorrendo a uma força de agentes dispersos globalmente (os consumidores) mas georreferenciados, esta app devolve a qualquer hora do dia e em qualquer local a informação que até hoje poderia demorar semanas a recolher. Os agentes completam a missão e são pagos pela mesma, constituinde uma fonte de receita para os seus utilizadores.
 
A ideia, portuguesa, foi apresentada no programa da SIC Notícias, The Next Big Idea, e pode ser visto aqui.

Cada vez mais, os consumidores são não só simultaneamente produtores (por exemplo, de conteúdos) - os prosumers - mas começam a perceber como gerar receitas adicionais com a sua participação e com as suas criações - são os sellsumers. E em época de crise, um rendimento extra é sempre bem-vindo...

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Mensagem de Boas Vindas 2012/2013

Bem Vindos ao Blogue de Web Marketing e Comércio Electrónico!
Depois de uma paragem motivada pelo fim do ano lectivo anterior, eis que regressa à actividade o blogue oficial da disciplina de Web Marketing e Comércio Electrónico da FEP.
O Blogue visa constituir uma ferramenta pedagógica adicional de natureza interactiva que pretende cultivar uma maior participação dos alunos na dinâmica da disciplina entre sessões presenciais.

São objectivos do Blogue:
- incentivar a participação dos alunos e contribuir para a dinamização da disciplina: os alunos são convidados a intervir no Blogue, iniciando debates ou comentando intervenções de outros colegas;
- permitir a colocação de discussões on-line por parte dos alunos com carácter colaborativo, de forma a que todos os colegas as possam partilhar;
- divulgar informações complementares de interesse para a disciplina, em particular, ou para a temática de web marketing, em geral;
- e, por último, contribuir para uma melhor aprendizagem e avaliação dos alunos.
O Blogue está também aberto à comunidade web.

Nesta nova temporada, as expectativas são de fazer (ainda) mais e melhor!
Obrigada pela colaboração de todos!
Teresa Fernandes