A marca Puma convida fãs a criarem frases com o corpo na nova
campanha de publicidade à sua linha de perfumes Sync
Em linha com o artigo do Jornal de Notícias, publicado na
página da disciplina (no passado dia 16 de Maio), sobre o Prosumer, aqui fica um exemplo que corrobora a opinião de Andrew
Lipman: “Há que construir plataformas, o cliente faz o resto.”
Nesta campanha, a Puma convidou 25 bailarinos de Freestyle a criarem um dicionário de
dança, associando um movimento a cada palavra. Colocou o vídeo numa plataforma
criada para esta campanha (associada ao site da marca) e os fãs são convidados
a usarem palavras deste “dicionário” e construírem assim, frases. O objectivo é
partilharem estas frases/coreografias, através do Facebook, Tweeter e E-mail.
Vejam o dicionário de dança (vídeo de apresentação da campanha):
A Puma criou assim a plataforma, e o cliente faz o resto! Podemos
aqui identificar o conceito de Prosumer, em que é o cliente que faz o produto,
ou neste caso, faz a própria campanha publicitária e inclusivamente fá-la “circular”,
partilhando-a. Lipman vai mais longe e defende que o produto não deve ter uma
participação do cliente individual na sua produção ou na sua publicitação, mas sim
uma participação colectiva, significando que as empresas devem utilizar o
marketing participativo numa lógica de nicho/grupo com interesses comuns. E é o
que acontece com esta campanha da Puma. A primeira pessoa que constrói uma
frase vai partilhá-la com alguém com quem tem interesses em comum. E
possivelmente esta pessoa fará o mesmo. Neste caso, o interesse comum pode ser
a dança, a própria marca, ou simplesmente o que é inovador e cria curiosidade.
Desta forma, a Puma consegue chegar a um público jovem e
dinâmico (utilizadores frequentes da internet, jovens com um papel activo nas
redes sociais e fortes influenciadores que gostam de participar e dar opinião).
Funcionando numa lógica de partilha, podemos também falar em
Marketing Viral, no sentido de que mesmo que eu não construa uma frase, se achar interessante o que o meu amigo
partilhou comigo, vou partilhar com outras pessoas, criando-se o efeito word of mouth.
Esta campanha prima pela originalidade, mostrando uma forma
de comunicar, fora do habitual: através da dança. A linguagem corporal já é
reconhecida por todos, mas neste caso, aliada às potencialidades das redes
sociais, está a ser aproveitada engenhosamente pela marca, para chegar a um
público jovem, que procura a inovação e/ou até um público mais específico
apreciador deste tipo de dança e da beleza da comunicação através dos
movimentos.
Podem ver a plataforma da campanha em: http://www.pumadancedictionary.com/
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