Mas tudo mudou nesta era digital
em que vivemos e em que a internet tende a comandar o comportamento dos
consumidores. Segundo o e-book do Google, quando o consumidor se depara
com um anúncio de televisão, uma publicação num fórum, uma interação de um
amigo sobre determinado bem, inserindo-o num passa-a-palavra, ele tende, tanto
quanto antes, a fazer uma pesquisa online
e a tornar-se num claro prosumer. E é
nesse momento que se dá o primeiro contacto, online, não físico, entre o produto ou serviço e os potenciais
clientes. Para caracterizar este momento foi utilizado o acrónimo ZMOT - “Zero Moment of Truth” ou “Momento Zero
da Verdade”.
O ZMOT acontece antes do primeiro momento da verdade, em que se dá a aquisição na loja, e como resultado da experiência, do encantamento gerado ou não, e das publicações que possam surgir– segundo momento. Este é um fenómeno que tem influenciado as decisões acerca dos mais variados produtos – desde os mais dispendiosos, como casas e carros, até aos mais vulgares, como alimentos e vestuário.
Este “Momento” tem algumas
características peculiares e importantes:
·
Acontece online
e, portanto, é em tempo real;
·
Dá o controlo ao consumidor que escolhe onde
quer ver as especificidades do bem ao invés de ter de acreditar somente naquilo
que a empresa comunica;
·
É do foro emocional uma vez que, como se trata
de uma necessidade que precisa de ser satisfeita, o consumidor investe tempo a
pesquisar;
·
Não se trata de uma comunicação bidirecional
entre empresa e consumidor mas é mais que isso – é multidirecional: envolve
empresas, especialistas, amigos, estranhos, etc.
E é nesta última especificidade
que as empresas devem estar atentas, e apostar numa boa estratégia de marketing
digital e em ter visibilidade online
para atrair consumidores que depois podem gerar um word-of-mouth (ou word-of-mouse)
positivo que vai ser significativo e preponderante na tomada de decisão de
outros consumidores.
Então mas como se ganha este momento de verdade?
É o verdadeiro social shopping...muito dificilmente controlável pelas marcas. O espectro de escolha do consumidor aumenta muito face ao processo tradicional de consumo pela própria navegação na net, informação disponível, recomendações, "quem comprou isto também comprou aquilo"...Uma boa estratégia é a das marcas incorporarem e reproduzirem este ambiente social nas suas próprias plataformas. O caso da Toyota, de que fala a Sónia no seu post, é um bom exemplo...
ResponderEliminarRealmente como o consumidor está cada vez mais informado, mais interessado, mais exigente é imperativo que as marcas procurem estar exactamente onde eles estão para satisfazer todas as suas necessidades. Têm, portanto, de incorporar este mundo online no mundo offline de modo a ter todos os mecanismos para se manterem na corrida pela conquista da atenção do consumidor, que já é tão escassa. No entanto vai sendo cada vez mais importante estar presente no mundo online e lutar por se distinguirem dos demais.
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