Claro que esta notícia (publicada na revista visão on-line a 28/05/2013) é referente a um caso que se passou nos EUA, pais onde a defesa do consumidor funciona mesmo ( às vezes até demais).
Passo a descrever a situação:
A marca de ténis norte-americana Skechers foi condenada a pagar cerca de 31 milhões de euros relativamente à publicidade enganosa feita para o modelo de ténis Shape-up.
A marca publicitou os referidos ténis alegando que o formato instável da sola fazia com que se perdesse peso e a fortalecer os músculos, sendo estes uma ferramenta de fitness.
A empresa foi obrigada a devolver os cerca de 70€ gastos pelos 520 mil consumidores que compraram os ténis.
Pena que aqui em Portugal a defesa do consumidor não funcione tão bem...ou o consumidor não se queixe tanto!
ResponderEliminarLembro-me perfeitamente de ver publicidade às shape-up e sei que muitas pessoas as compraram com o objetivo de ajudar a emagrecer.
Recentemente, também fiz parte de um grupo de ginástica, e muitas das minhas colegas faziam os exercícios com estas sapatilhas para "ajudar um pouco mais"!
A publicidade enganosa deve ser punida, as marcas têm de saber que há limites para tudo!
A Skechers criou uma sapatilha que ia ao encontro daquilo que é das coisas mais preciosas - a linha, a saúde, o bem-estar. Tocou num ponto sensível do consumidor.
ResponderEliminarAcho que muitas vezes algumas marcas olham para o seu consumidor de uma forma pouco valorizada. Esquecem-se que hoje em dia os consumidores são informados e querem acima de tudo transparência por parte das marcas. Basta um WOM ou um buzz negativo para denegrir a reputação e confiança de anos!
Esperemos que esta situação sirva de exemplo a todas as marcas!