quarta-feira, 29 de maio de 2013

FOMO

A evolução digital veio alterar o paradigma das relações sociais entre os seres humanos. Diversos estudos analisam as consequências psicossociais da adoção massiva dos meios digitais e a forma como vieram alterar os nossos padrões comportamentais.

FOMO (Fear Of Missing Out) é um conceito recente, mas que ilustra uma tendência cada vez mais visível: a dependência dos canais de comunicação digitais como alternativa para que não nos sintamos excluídos.


E vocês, sofrem de FOMO? :)

2 comentários:

  1. Numa altura em que toda a gente faz parte de tudo, quer saber tudo, está constantemente em atualização, estar parado é das piores coisas que pode acontecer à maior parte das pessoas.
    O facebook, o twitter mostra-nos as fotos dos amigos em ferias, diversão, festas ás quais não somos convidados. Olhar para estas novidades é muitas vezes angustiante, a pessoa sente-se isolada do Mundo.
    É esta obsessão pelas redes sociais que é recriada neste filme.
    Pessoas que sofrem de FOMO querem estar presentes em todas as situações que têm conhecimento, não faltar a nada e não aguentam ver posts, comentários, fotos de festas em que não estiveram presentes. Sentem que as pessoas que foram a determinado evento vão ter ótimas memórias do mesmo, e essa pessoa não tem essa possibilidade porque, simplesmente, não foi.
    O termo pode também ser utilizado para demonstrar a ansiedade que a pessoa sente quando tem que decidir entre vários eventos sociais e não quer faltar a nenhum.

    ResponderEliminar
  2. Em primeiro lugar gostaria de dizer que aprecio muito os criadores de terminologias que são simultaneamente excelentes acrónimos:) Neste caso específico até merecia um prémio por este acrónimo resultar tão bem, foneticamente, na língua portuguesa:)

    Mas é uma realidade incontornável cada vez mais se encontrarem pessoas que ficam "desesperadas" e "à beira de um ataque de nervos" se por alguma razão ficam off-line por algumas horas.

    Sendo um público-alvo crescente e já muito significativo (este que adotou massivamente os meios digitais como forma de interagir socialmente) devem merecer toda a atenção dos marketeers no desenvolvimento de novas abordagens que permitam que as suas mensagens cheguem até este público.

    Vá...mas eu ainda só sinto FOMO quando me esqueço do smartphone em casa...até parece que o dia não será produtivo...e que me amputaram:)

    ResponderEliminar