Nas últimas aulas falámos de como, em alguns casos, os meios online ainda não substituem inteiramente a compra presencial numa loja física, mas são um complemento importante na experiência de consumo.
Nestes casos, a experiência de consumir é mais contínua e duradoura e serve-se tanto do online, dos dispositivos móveis, das redes sociais, como das lojas físicas. O processo de compra começa muito antes do momento em que os clientes se dirigem às lojas físicas e as marcas já começaram a delinear estratégias para se relacionarem com os consumidores logo na fase inicial do processo.
Exemplo disto é a aplicação, ainda em protótipo, que a Toyota EUA anunciou que irá disponibilizar aos seus potenciais compradores, permitindo-lhes uma experiência única na personalização dos veículos. A grande novidade é que a aplicação permitirá uma experiência dinâmica, interativa e colaborativa com os amigos na escolha das cores e dos acessórios e terá a possibilidade de fazer todas as perguntas a um «especialista» que se juntará ao grupo, se o potencial comprador o solicitar, tal como se estivesse numa loja concessionária. Para além de poder realizar um test-drive virtual, a aplicação também disponibilizará uma versão final do carro criado que poderá ser guardada e partilhada no Facebook, Google+ e outras redes sociais.
Parece-me que as marcas estão a entrar numa era em que tudo é possível! Já não há mais "más ideias"... Apenas ideias inovadoras, diferentes, out of the box!
ResponderEliminarA personalização de um veículo já é possível em qualquer marca e qualquer site, mas a possibilidade de um test-drive online parece-me inovadora!
Já a ideia de convidar os amigos a participar nesta concepção do carro parece-me demasiado forçada. Mostrar aos amigos o que criamos e obter feedback é interessante, igualmente como deixá-los participar neste test-drive para que possam dar a sua opinião.
Já participar como membros ativos na concepção do meu veículo, só se no fim também se tornarem membros ativos no seu pagamento :)
Apesar de tudo, e em bom nome da curiosidade, assim que estiver disponível vou experimentar esta aplicação!
Sim, a parte mais inovadora da aplicação é o test-drive online, para o qual parece ainda não haver mais novidades para além do que foi anunciado. Embora não seja grande utilizadora das redes sociais, parece-me que neste caso, uma aplicação deste género é capaz de ter um efeito positivo.
ResponderEliminarComprar um carro deve ser ainda dos atos de compra menos suscetível de ser efetuado online, todavia, o mesmo não se pode dizer de todo o processo que antecede a efetivação da compra. É online que comparamos preços, sabemos quais as cores disponíveis e a que preço, que acessórios juntar, recolhemos informação sobre as questões que se consideramos mais relevantes e eventualmente até pedimos conselhos (eu, pessoalmente, pediria até porque conselhos são conselhos, não são vinculativos).
Se uma marca proporciona uma aplicação que lhe permite acompanhar este processo prévio de escolha está a criar uma relação com o cliente certo no momento certo, no momento em que se decidiu comprar um carro e se está a escolher a melhor opção. Partindo deste pressuposto parece-me uma boa ideia, mas é certo que se põem outras questões: produz um efeito real na fidelização de clientes? Tem retorno em termos de vendas?
Também me parece que este é um daqueles casos em que o bom desempenho da aplicação é crucial para uma boa perceção da marca.