“A rede social Facebook decidiu seguir as
pisadas do Twitter e anunciou a criação de hashtags que irão permitir, através
de hiperligações, aceder às discussões e comentários do momento e participar em
conversas públicas. A funcionalidade será implementada de forma progressiva,
sendo que numa primeira fase será disponibilizada apenas a cerca de 20% dos
utilizadores.”
14 junho 2013 Marketeer – On Line
A concorrência nos social media é feroz,
competitiva, mas ao mesmo tempo traz consequências inovadoras. A constante ânsia
em estar um passo à frente daqueles que caminham lado a lado no mesmo segmento
do mercado introduz nas empresas/marcas uma obrigatoriedade: constante
atualização dos bens e serviços de forma a satisfazer os clientes. A permanente
inovação que se faz sentir atualmente não permite que os consumidores sejam
fiéis às marcas, pelo menos, nem todas. No entanto à exceções. Desde que as
marcas consigam atualizar as suas diversas aplicações e no timing certo poderão
conseguir prender os seus consumidores “a tempo”.
No caso apresentado, o Facebook veio
introduzir uma “novidade” já utilizada pelos seus concorrentes pelo menos desde
2009… 3 anos no mundo como a internet, no mundo dos social media, a mim parece-me
uma eternidade, para além de que as hashtags vêm devolver a palavra ao
consumidor, e este tem necessidade e faz questão de a ter, já há algum tempo! A
introdução das hashtags irão possibilitar aos consumidores contextualizar o
diálogo e a discussão, isto é, através do clique na hashtag os consumidores
irão ser “transportados” para a conversação daquele assunto que lhes suscitou
interesse. Ver-se-ão envolvidos no diálogo de um assunto com o seu grau de
importância que difere de consumidor para consumidor, mas que é altamente
interessante, visto que poderemos estar a “inseridos” numa conversa em qualquer
ponto do mundo – o que torna as hashtags uma estratégia muito interessante.
Vamos ver se com esta introdução “inovadora”
o Facebook consegue recuperar os anos de avanço dos seus concorrentes…
Aqui podem ver a notícia completa: Notícia Facebook - Hashtag
É caso para dizer: mais vale tarde do que nunca. De facto, nos dias de hoje tanto as empresas como as redes sociais não se podem dar ao luxo de estagnar devido à "concorrência feroz". É necessário que evoluam continuamente, e o Facebook, apesar da sua forte posição como rede social, proporciona assim mais uma inovação aos seus utilizadores que, de certo, lhes trará bastante utilidade.
ResponderEliminarAqui está um caso de Benchmarking relativamente ao Twitter, um pouco tardia mas uma excelente noticia para nós utilizadores.
ResponderEliminarÉ Incrível como o facebook apesar de não ser sempre o pioneiro nas novas funcionalidades implementadas, se mantém tão destacado na liderança das redes sociais .