Os social media, hoje em dia, são muito mais do que uma
ferramenta onde as pessoas podem partilhar os eventos da sua vida. Atualmente,
são uma plataforma de comunicação muito forte, e a comunicação é o ponto fulcral
das vendas.
A comunicação influencia a forma de vender desde há
muitos anos. Desde a venda porta-a-porta, à venda por catálogo, à venda
telefónica: mudam-se as formas de comunicar, muda-se a forma de vender!
É possível usar os social media para obter
muita informação, quer seja acerca de concorrentes ou mesmo dos próprios consumidores,
informação essa que seria muito difícil de obter de outra forma. A chave é a
famosa frase “estar onde estão os consumidores”. Saber que marcas o consumidor
segue, saber o que ele diz no seu perfil, os comentários que ele faz,
constituem informações muito importantes para chegar até ele (e vender!).Os clientes
de hoje em dia investigam as suas compras, comparam os preços, mas isso dá também
a oportunidade aos vendedores de “agarrar” o cliente mais facilmente. Muitas vezes
os clientes publicam coisas nas redes sociais, associam-se a páginas de marcas,
e dessa forma é possível perceber o que eles querem. Um vendedor atento nas
redes sociais, é um vendedor com sucesso!
Num estudo feito nos EUA, cerca de 90% dos
CEO’s afirmaram que não respondem às tradicionais “vendas telefónicas”. O social
engagement tem vindo a substituir esta forma de abordagem “mais fria”. Tópicos de
conversa relevantes nas redes sociais são a forma mais fácil de abordar o
cliente e perceber as suas necessidades e as suas reclamações.
Os vendedores têm de se “agarrar” ao
social media, têm de estar nas redes sociais e têm de seguir os seus compradores e
potenciais compradores atentamente. Porque o consumidor também já não anda “a
dormir”: ele anda a investigar, a procurar o melhor ao melhor preço, e
não se cinge ao que lhe dizem!
Sem comentários:
Enviar um comentário