domingo, 9 de junho de 2013

Ryanair - With prices this cheap, shut the f*ck up

O austríaco Hugo Gstrein criou uma campanha publicitária, no mínimo original, para a Ryanair. A assinatura desta campanha é simples: "With prices this cheap, shup the f*ck up". Mas terá o efeito desejado?
 
Veja o vídeo:
http://vimeo.com/60938085#
Gostei da campanha mas como exercício criativo - que o é e que valeu ao seu criador a medalha de ouro nos Clio Awards - contudo não acho uma boa estratégia ignorar as queixas dos consumidores mesmo quando se pratica uma política de low cost.

6 comentários:

  1. Concordo perfeitamente que esta estratégia não é de todo a melhor para a empresa, porque o que até agora seriam queixas de pessoas insatisfeitas por natureza, passam a ser queixas com verdadeiros fundamentos. A Ryanair tem vindo a praticar "Prices NOT so cheap AT ALL". E sim, é desconfortável viajar em bancos que não inclinam e que se encontram apertadíssimos aos da frente, mais as regras de peso e medidas das malas, que obrigam muitas vezes a deitar roupa ao lixo. O que a Ryanair tem no mercado é um serviço pior e, por isso, ligeiramente mais barato.
    Não me parece que esta publicidade tenha sido assim tanto publicitada, porque se o fosse, teriam muitas mais reclamações!

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  2. A campanha prima por ser extremamente original. Eu gosto dela e não me choca. Todos que optam por viajar pela ryanair sabem que pagam menos, mas o serviço também não é de qualidade. Mas toda a gente sabe isso. Quem quer um serviço de melhor qualidade tem que pagar mais. A verdade é que as pessoas pagam menos pelo low cost, mas muitas vezes exigem um serviço normal, com as comodidades todas. Nos hostels é a mesma coisa, as pessoas pagam preços ridículos e querem um serviço de um hotel de 3 ou 4 estrelas. Já sabemos que para terem um preço inferior, é preciso reduzir os custos. Eu acho que os clientes da ryanair sabem disso, e irão levar esta campanha com humor.
    A criatividade da campanha é enorme, daí justificar-se o prémio.

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  3. Concordo com o conteúdo da campanha: acho que as pessoas não podem reclamar por uma coisa que já sabem de antemão. No entanto, quando vi o vídeo confesso que me chocou um pouco, principalmente por mostrarem explicitamente que "não ligam nada" às reclamações dos clientes, acho que é um pouco passar o limite. (mas não é esse mesmo o objectivo da campanha?...)

    A Ryanair tem a seu favor um factor muito sensível junto do cliente: o preço! Acho que mesmo os clientes que ficarão "chocados" com este vídeo, na sua maioria, não vão passar a viajar noutra companhia mais cara, só por causa disto.

    A Ryanair (e os serviços aéreos low cost) vieram revolucionar a forma como as pessoas se deslocam (quer seja em lazer, trabalho ou conveniência). Enquanto apresentar preços atractivos, acredito que mesmo o cliente "chocado" com a campanha vai arranjar forma de fazer caber tudo na mala de mão e vai arranjar forma de aguentar a viagem sem poder rebaixar a cadeira, e continuar a viajar na Ryanair.

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  4. A campanha é incrível e a Ryanair também. Quem gosta de viajar barato que não se queixe do resto :)

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  5. Acho que a campanha, apesar de arriscada, é "a cara da Ryanair"... Aliás, se o CEO chama os seus clientes de "estúpidos", não seria de esperar outra coisa!

    Em relação ao conteúdo, bem, concordo! As pessoas voam na Ryanair porque é barato... Já sabem, antes mesmo de entrar no avião, que não vão ter o conforto esperado e que não podem levar muita bagagem. Esta é a política de Ryanair: voar barato! E é mesmo a mais barata, e por isso é que, queixas à parte, as pessoas continuam a voar com a Ryanair.

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  6. Na minha opinião este anúncio está fantástico e apesar de ser provocador e arriscado acaba por ter associada uma mensagem que deveria ser reforçada mais vezes pela Ryanair: "o serviço que prestamos é o transporte de passageiros do local A para o local B ao mais baixo preço".
    Efectivamente para baixarem os preços para os níveis que praticam têm de reduzir os custos de operação...espaço entre filas apertado (têm de colocar mais passageiros por avião do que as outras companhias)...bancos não inclinam (imaginem se inclinassem...o espaço entre filas de lugares ainda ficava mais apertado)...regras de peso da bagagem (é necessário reduzir os custos de operação em terra), etc.
    Na realidade todos aqueles consumidores cujo critério de escolha privilegiar o preço e a oferta alargada de destinos continuarão a voar com a Ryanair. Ou com uma outra qualquer companhia que satisfaça essa pretensão dos consumidores...

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