segunda-feira, 10 de junho de 2013

Dos 4P's para os 8P's

Durante a pesquisa para o trabalho de Web Marketing, deparei-me com o modelo de 8 P's defendido por Chen.

Com o desenvolvimento galopante das novas tecnologias, e com as novas formas de comunicação, distribuição e até mesmo de produto, é natural que os antigos modelos de marketing evoluam e acompanhem estas novas alterações. 

Esta evolução levou ao aparecimento do modelo dos 8 P's, que pretende complementar o modelo de marketing mix, normalmente designado de modelo dos 4P's de McCarthy.

Além dos 4P's que já existiam (produto, preço, comunicação e distribuição) Chen introduz mais 4 variáveis que a meu ver fazem todo o sentido, são elas:

- Precisão, o autor defende que o uso da internet possibilita o aumento da precisão das acções de marketing. Os marketeers têm agora um acesso privilegiado a base de dados que possibilitam chegar ao consumidor de uma forma muito mais fácil, o que possibilita um maior rigor na definição do público alvo.

- Pagamento, os consumidores via internet exigem que os sistemnas de pagamento sejam seguros e intuitivos, sem grandes complicações.

- Personalização como é mais fácil chegar ao consumidor final, também é mais fácil saber quais os seus desejos e necessidades, possibilitando a personalização de produtos e serviços. 

- Push and Pull. as empresas podem optar por políticas de push (através da força de 
vendas e ações promocionais para aumentar a procura do produto) ou pull (elevados investimentos 
em publicidade para levar o consumidor a procurar determinado produto).


Dominici (2011) apud Chen (2006)

A meu ver estas novas variáveis introduzidas por Chen espelham bem a nova realidade e fazem todo o sentido. E vocês? Acrescentavam mais alguma variável?

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