Como é do conhecimento de todos nós, as redes sociais oferecem um leque de vantagens como é o caso da possibilidade da comunicação de forma constante. No entanto, esta vantagem poderá tornar-se num problema: o excesso de uso.
Deste modo, para que no longo prazo não estejamos perante uma população que apresente dificuldades de comunicação e, ainda, dificuldade em expressar os seus sentimentos na vida real, a Coca-Cola criou uma campanha de Marketing onde evidência as contrapartidas do uso excessivo das redes sociais.
A nova aposta da Coca-Cola consistiu na criação do Social Media Guard. Este guarda tem como função proteger as pessoas da dependência das redes sociais. Com esta mensagem, a Coca-Cola quer despertar as pessoas para o estabelecimento de relações no mundo real.
A Coca Cola mostrou-nos num anúncio conforme indicas que o facto da população a longo prazo estar completamente dependente das redes sociais poderá provocar dificuldades de comunicação e de expressão de sentimos na vida real. Mas penso que esta consciencialização já deveria ser intrínseca ao ser humano. Não é por estar em frente ao computador a conversar com outra pessoa que a conhecemos, que criamos confiança/desconfiança, que vemos as suas atitudes e comportamentos. É no mundo real que isto acontece. É no mundo real que nos identificamos ou não com outro ser humano. É no mundo real que criamos relações mais fortes, mais importantes.
ResponderEliminarMesmo já tendo computador e acesso à internet desde muito cedo, vejo pelas crianças que com apenas 1 ou 2 anos de idade agora mexem nas tecnologias com uma facilidade suprema. Consegue-se ver miúdos de 6 e 7 anos já a ter facebook e a falar com colegas como adolescentes ou adultos. A realidade é que o caminho não é um acordo ortográfico standard mas sim uma linguagem com k's e pk's. Impressionante ou não, começam a ter mais dificuldade em falar a própria lingua que a perceber como publicar, fazer tags e comunicar via internet.
EliminarEste é mesmo um problema global que deve ser trabalhado de forma a alterar os comportamentos sociais dos indivíduos. A UNICEF também criou um projecto relacionado com esta temática. O projecto chama-se "Tap Project" e o conceito é muito simples: "Por cada dez minutos que fiques sem mexer no telemóvel, um patrocinador dá à UNICEF a quantidade de água potável de que uma criança necessita num só dia".
ResponderEliminarPode ficar assim lançado o desafio: :P
-Aula de Web Marketing
-180 minutos
-50 alunos
-900 dias de agua potável.
O projecto: http://tap.unicefusa.org/
A noticia: http://p3.publico.pt/vicios/hightech/10947/nao-toques-no-telemovel-e-ajuda-unicef