Dave Stewart (Weapons of Mass Entertainment)
A Coca-Cola lança campanha que convida os consumidores a enviarem videos dos seus "momentos de felicidade" para integrarem o vídeo oficial da marca, "The World is Ours", para o Mundial de Futebol 2014.
Trata-se de um projeto em parceria com a Talenthouse. O vídeo final será revelado em abril. Site da campanha: http://www.talenthouse.com/submit-a-video-for-the-worlds-cup
A Coca-Cola procura assim:
. atrair e captar os consumidores, promovendo a comunicação e interação com a marca através da partilha de histórias reais nas suas campanhas;
. associar a marca a sensações positivas e de felicidade;
. publicitar a marca, de forma rápida e com baixo custo, graças ao potencial viral da comunicação online.
Muito interessante, aliás até era boa ideia participarmos todos! Cá estamos nós em ligação ao mundo das tecnologias! De certa forma a coca-cola sempre teve um impacto enorme a nível da marca em si e da própria publicidade - nem vamos falar do Pai Natal porque foi apenas um começo de arrasar :D
ResponderEliminarOlá Leonor!. A Felicidade foi o território apropriado pela Coca-Cola para comunicar com os consumidores. Conteúdos como a Hapiness Machine, em versão internacional, e as Histórias Felizes para Comer, em versão nacional, transmitem a ideia de felicidade e procuram associar essa ideia à marca na mente dos consumidores. Vamos falar disto nas aulas! :) Este caso que relata no seu post é mais um exemplo, em que próprios consumidores são chamados a produzir os seus próprios conteúdos (UGC). O Marketing de conteúdo ou Content Marketing é uma tendência emergente e uma das buzzwords do momento, sendo as redes sociais o veículo de comunicação preferencial. O recente estudo "Content Marketing e Marketing Profs, intitulado B2C Content Marketing 2014 Benchmarks, Budgets and Trends-North America"apresenta conclusões interessantes sobre o fenómeno: http://contentmarketinginstitute.com/wp-content/uploads/2013/10/B2C_Research_2014-withlinks.pdf
ResponderEliminarSem contar que estas iniciativas como a da coca-cola conseguem tangibilizar os serviços! Gap 4 upa upa !
EliminarProf.ª Teresa Fernandes, agradeço o comentário com as informações adicionais sobre o tema. O estudo "B2C Content Marketing 2014 Benchmarks, Budgets and Trends-North America" permite constatar a crescente importância do marketing de conteúdo e a necessidade das empresas investirem numa estratégia documentada e diversificada na sua comunicação B2C. É interessante ver que os principais objetivos do marketing de conteúdo B2C para as organizações não são as vendas (que aparece somente em 6.º lugar), mas a conquista da atenção dos consumidores para a marca (79%).
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