quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Mundial 2014: partilha a tua felicidade com a Coca-Cola

We want to discover people that have great ideas and a natural flair for telling a story in seconds."
Dave Stewart (Weapons of Mass Entertainment)

A Coca-Cola lança campanha que convida os consumidores a enviarem videos dos seus "momentos de felicidade" para integrarem o vídeo oficial da marca, "The World is Ours", para o Mundial de Futebol 2014.
Trata-se de um projeto em parceria com a Talenthouse. O vídeo final será revelado em abril. Site da campanha: http://www.talenthouse.com/submit-a-video-for-the-worlds-cup


A Coca-Cola procura assim:

. atrair e captar os consumidores, promovendo a comunicação e interação com a marca através da partilha de histórias reais nas suas campanhas; 
. associar a marca a sensações positivas e de felicidade;
. publicitar a marca, de forma rápida e com baixo custo, graças ao potencial viral da comunicação online.

4 comentários:

  1. Muito interessante, aliás até era boa ideia participarmos todos! Cá estamos nós em ligação ao mundo das tecnologias! De certa forma a coca-cola sempre teve um impacto enorme a nível da marca em si e da própria publicidade - nem vamos falar do Pai Natal porque foi apenas um começo de arrasar :D

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  2. Olá Leonor!. A Felicidade foi o território apropriado pela Coca-Cola para comunicar com os consumidores. Conteúdos como a Hapiness Machine, em versão internacional, e as Histórias Felizes para Comer, em versão nacional, transmitem a ideia de felicidade e procuram associar essa ideia à marca na mente dos consumidores. Vamos falar disto nas aulas! :) Este caso que relata no seu post é mais um exemplo, em que próprios consumidores são chamados a produzir os seus próprios conteúdos (UGC). O Marketing de conteúdo ou Content Marketing é uma tendência emergente e uma das buzzwords do momento, sendo as redes sociais o veículo de comunicação preferencial. O recente estudo "Content Marketing e Marketing Profs, intitulado B2C Content Marketing 2014 Benchmarks, Budgets and Trends-North America"apresenta conclusões interessantes sobre o fenómeno: http://contentmarketinginstitute.com/wp-content/uploads/2013/10/B2C_Research_2014-withlinks.pdf

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    1. Sem contar que estas iniciativas como a da coca-cola conseguem tangibilizar os serviços! Gap 4 upa upa !

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    2. Prof.ª Teresa Fernandes, agradeço o comentário com as informações adicionais sobre o tema. O estudo "B2C Content Marketing 2014 Benchmarks, Budgets and Trends-North America" permite constatar a crescente importância do marketing de conteúdo e a necessidade das empresas investirem numa estratégia documentada e diversificada na sua comunicação B2C. É interessante ver que os principais objetivos do marketing de conteúdo B2C para as organizações não são as vendas (que aparece somente em 6.º lugar), mas a conquista da atenção dos consumidores para a marca (79%).

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