No passado Domingo (27/04/2014) foi apresentado na TVI o novo programa de Domingo à noite, o Rising Star. A diferença é que desta vez quem manda é o espectador!
Através do download da aplicação para smartphones e ipads, o espectador poderá escolher quais os cantores que quer ver passar à fase seguinte. Para isso necessita de registar-se com o seu perfil do Facebook ou com o email e assim, independentemente do voto ser positivo ou nulo, a fotografia do perfil do espectador surge no grande ecrã do programa.
Com esta aposta inovadora, o público começa a interagir com o programa com que se identifica, sentido-se envolvido na ação e sem necessitar de gastar dinheiro com as chamadas telefónicas. Além disso, o download da aplicação e a participação são totalmente gratuitas.
E vocês, o que acham do novo programa inovador? Será que irá atingir os mais idosos da sociedade que não têm qualquer relação com as novas tecnologias e agora estão impossibilitados de interagir com o programa? Ou será que a televisão portuguesa começa a consciencializar que o consumidor é cada vez mais "on"?!
Podem ver como funciona aqui e o vídeo de apresentação aqui!
Olá Eduarda! O The Voice Portugal da RTP1 também se juntou à moda do second screen. Fazer second screen (traduzido literalmente, segundo ecrã) significa acompanhar a visualização de um conteúdo televisivo e interagir com o mesmo através do uso de um dispositivo móvel, como um tablet ou smartphone de forma simples. E de facto, pretende espelhar a ideia do consumidor interativo always on.
ResponderEliminarNo entanto, apesar do número crescente de detentores destes aparelhos em Portugal, sou da opinião que geralmente o seu perfil não se enquadra muito em agir em função do que passa na TV, mas antes tê-la como pano de fundo enquanto faz outras coisas. A questão é que este novo programa da TVI, a aplicação está no centro do conteúdo...conseguirá ter utilizadores em massa?
Olá professora! Sim, concordo que o utilizador usufrui da televisão como pano de fundo enquanto faz outras coisas. Eu própria sou exemplo disso. Mas acredito que conseguirá ter utilizadores em massa pelo menos nas primeiras emissões, porque se o barato é chique, o grátis é "trés chic"!
EliminarNa minha opinião a principal vantagem para a TVI é poder saber exatamente qual o perfil dos espectadores que estão a visualizar o programa adaptando melhor assim a programação. Mas será que o aumento do share (e respetivas receitas televisivas) compensam a perda da receita com as chamadas (sempre eram 0,60€ por chamada)?
ResponderEliminarÉ comum (como aqui foi dito) que a TV é cada vez mais um "pano de fundo" e não o centro das atenções (como foi no passado). E as estações televisivas perceberam isso - começaram por interagir com o público nas redes sociais; responderem às questões do público (em direto); e agora o second screen.
ResponderEliminarA meu ver isto é uma mudança de paradigma: as estações televisivas perceberam que têm de "mimar" a audiência e portanto têm de a pôr no centro das atenções / dar-lhe voz / dar-lhe poder - isto aconteceu primeiro com a app 5i da RTP e agora com o Rising Stars.
Acredito que será uma tendência, agora veremos se o programa terá sucesso.