quinta-feira, 17 de abril de 2014

The Worlds Toughest Job Interview

Uma "vulgar" entrevista de emprego é o mote para a criação de uma das melhores campanhas de marketing dos últimos tempos.

"A empresa Rethom Inc. colocou um anúncio de emprego na internet para procurar um Diretor de Operações e 24 pessoas responderam ao anúncio, sem saberem que a empresa é fictícia.
Foram convocados para uma entrevista realizada através de videoconferência e aí ficaram a saber que estavam realmente a candidatar-se ao emprego mais complicado e duro do mundo."
Mas para quem ainda não viu (e para não estragar a surpresa), aqui está o vídeo:


"O tal Diretor de Operações que se procura deve ter disponibilidade total, 24 horas por dia, para dar todo o tipo de assistência ao “cliente”, a função é desempenhada quase sempre em pé, não há intervalos fixos para almoço ou jantar e neste cargo trabalha-se, no mínimo, 135 horas por semana. Procura-se alguém com experiência na área financeira, médica e até em artes culinárias e é reforçada a ideia que os momentos de maior trabalho são as férias, o Natal e o Dia de Ação de Graças. A motivação dos candidatos esmorece à medida que são dados pormenores sobre a função, em especial porque este trabalho nem sequer é remunerado.
É nesta altura que o entrevistador começa a desvendar toda a verdade. Esta função não é desempenhada por uma mas sim por milhões de pessoas, o cargo afinal é o de Mãe e todos os candidatos começam a pensar nas suas próprias mães e em todos os sacrifícios realizados em prol deles próprios."
Contextualizando, esta campanha foi desenvolvida para a empresa Cardstore, uma empresa especializada em "cartões boas festas", e teve como base uma campanha especifica para o dia da mãe que se aproxima. Rapidamente esta campanha tornou-se viral, atingindo publico não só nos Estados Unidos, mas em todo o mundo. É fantástica a forma como os produtores da campanha conseguiram captar a atenção e envolver o publico para a mensagem do vídeo: 
"Mãe: o trabalho mais complicado do Mundo".
http://www.cardstore.com/blog/worlds-toughest-job/
Fonte:(http://imagensdemarca.sapo.pt/temas-especiais/radar/empresa-norte-americana-esta-a-recrutar/)

5 comentários:

  1. Olá João! Bem, já estava a achar estranho ninguém partilhar esta campanha...:)
    De facto, não há dúvida que a atenção do consumidor é captada, e que após revelada a associação aos cartões do Dia da Mãe, se percebe a relação, criando afinidade emocional (e choca menos que o anúncio do Continente que também foca a relação mãe e filho).
    Faz-me lembrar outra campanha da P&G ("Proud Sponsor of Moms") também elogiando as mães na altura das Olímpiadas (https://www.youtube.com/watch?v=2V-20Qe4M8Y) e mais recentemente nos Jogos de Inverno em Socchi (https://www.youtube.com/watch?v=57e4t-fhXDs). As Mães são retratadas como merecendo a medalha de ouro, já que têm "the hardest job in the world" mas também "the best job in the world". A P&G criou inclusivamente uma página "Thank you, Mom" no Facebook e no Twitter, com milhares de partilhas de conteúdos de mães e filhos(as). Supostamente, a P&G, com os seus produtos, ajuda as mães na sua "luta" diária..
    Um território apetecível para as marcas...as Mães são de facto as maiores! :)

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  2. Exactamente, as Mães são de facto as maiores! Os vídeos da P&G conseguem ser ainda mais marcantes do que o da entrevista. Embora não haja aquele suspense e o momento de surpresa final, as imagens do dia-a-dia conseguem "familiarizar" e marcar ainda mais o consumidor para o conteúdo.
    Ao apelar pelos sentimentos maternos dos consumidores, as marcas conseguem sem dúvida captar a sua atenção, no entanto existem limites que devem ser tidos em conta. Pegando no exemplo do anuncio do Continente, considero este que foi uma aposta ariscada por parte da Marca. Ao contrario dos exemplos da Cardstore e da P&G (que nos seus anúncios apenas enalteciam o grande papel de todas as Mães) o Continente tentou de certa forma equiparar-se a esse papel, algo que não foi bem visto pelos consumidores. O que nos leva à seguinte conclusão:
    Elogiar Sim, Comparar Não... porque Mãe há só Uma! :)

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  3. Observação: "A empresa Rethom Inc. colocou um anúncio de emprego.."
    Rethom-> Mother (ao contrario).. This is Marketing :)

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  4. Este anúncio é muito bom e também acho que causa menos polémica que o anúncio do Continente. Foi de facto uma aposta arriscada do Continente mas penso que, e como de costume só vejo o lado bom, a intenção do Continente não era equiparar-se a uma mãe mas sim comparar a relação de confiança que uma mão tem com o seu(s) filho(s) com a relação que os consumidores possam ter com a marca Continente uma vez que há muito tempo a elegem como uma marca e confiança. É uma relação forte e estável como a relação de uma mãe com o seu filho.
    No entanto, este anúncio de um suposto emprego é mais "soft" e acaba por não causar tanta polémica.
    Eu gostei dos dois anúncios e de facto apenas vi o lado bom do anúncio do Continente. Espero que tenha sido essa a intenção da marca!!

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