A Fifa proibiu os jogadores de usarem as redes sociais para fins de publicidade durante o Mundial de Futebol de 2014. A Fifa informou as seleções de que o merchandising nas redes será considerado como "marketing de emboscada", isto é, marketing que promove uma marca que não é patrocinadora oficial da prova. Todas as ações e campanhas de marketing devem respeitar as Diretrizes Públicas - Marcas Oficiais da Fifa.
Atletas com mais de 3 milhões de seguidores nas redes chegam a faturar até 50.000 reais por um post patrocinado. Neymar tem mais de 10,5 milhões de seguidores no Twitter e mais de 5 milhões no Instagram; David Luiz tem quase 2,5 milhões de seguidores no Twitter; e Hulk passa dos 666.000 seguidores no Instagram.
Notícia: http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2014/05/29/fifa-veta-merchan-de-jogadores-nas-redes-sociais-durante-a-copa-do-mundo.htm
Diretrizes Públicas - Marcas Oficiais da Fifa: http://pt.fifa.com/mm/document/affederation/marketing/01/37/85/97/2014_fifapublicguidelines_por_04102013_portuguese.pdf
Já está regulado, há muitos anos, o direito de exclusividade dos patrocinadores oficiais, seja por meio da criação de áreas de restrição comercial, seja pela aplicação de sanções penalizando a prática do “ambush marketing”.
ResponderEliminarContudo, as redes sociais potenciam este fenómeno a uma escala sem precedentes: como controlar o tweets, as partilhas, os posts e as mais variadas práticas de marketing de emboscada (que revestem duas formas: por intrusão e por associação, ambas sancionadas com penas de prisão de 3 meses a um ano ou com multa!)? Como garantir o retorno dos investimentos realizados pelas empresas patrocinadoras e que investem somas tão avultadas em detrimento de tantas outras que, de forma mais ou menos agressiva, tiram proveito de publicidade gratuita? Como distinguir entre campanhas lícitas e ilícitas? Como assegurar o cumprimento desta lei?
Será certamente um grande desafio para as autoridades brasileiras na Copa do Mundo 2014, já que uma mera proibição é manifestamente insuficiente!
A emboscada da cueca? :)
ResponderEliminarA marca Blue Man foi notificada pela FIFA por mostrar nas redes sociais o atacante Neymar a usar uma cueca da marca com a bandeira brasileira pintada à mão, no jogo da seleção brasileira contra os Camarões, no Mundial 2014.
Segundo a proprietária da Blue Man, a notificação que a marca recebeu "pede apenas que a Blue Man não use as imagens dos jogos, que são de propriedade da FIFA. Não tem a ver com marketing de emboscada, porque o nome da grife não aparecia."
Na conta do Instagram da marca há uma imagem de um modelo usando a tal cueca e uma frase que faz referência ao jogador. "A pedidos: sunga tie dye do Neymar por inteiro!", diz a inscrição, citando a técnica de pintura usada na confecção. A peça custa R$ 191 e esgotou na loja virtual da marca dois dias depois de Neymar usá-la.
Notícias:
http://www.cenariomt.com.br/noticia/369621/fifa-aciona-marca-por-neymar-e-sua-cueca.html
http://www.publico.pt/desporto/noticia/cuecas-de-neymar-envolvidas-em-polemica-com-a-fifa-1661384