Esta campanha já tem uns meses e partilho-a como mais uma estratégia insólita, que aliou o marketing de guerrilha e o tribal, e que resultou muito bem, trazendo inclusivamente notoriedade aos profissionais de marketing portugueses por esse mundo fora :-)!
Aproveitando o sucesso da série The Walking Dead, o canal FOX e o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) abriram uma Blood Store, onde os pagamentos só podiam ser feitos com sangue.
Na loja pop-up instalada num centro comercial de Lisboa, os produtos com a marca da série só podiam ser trocados por doações de sangue e para conseguirem "comprar" os produtos mais interessantes, os doadores deviam levar outros doadores.
Balanço da campanha?!
O Banco Nacional de Sangue viu as doações de sangue subirem 571% em relação ao ano anterior, e conseguiram atrair jovens que nunca tinham dado sangue antes: 67% do total de doadores!!! A série também experimentou um aumento de 17% na audiência.
If you want blood, you GOT it! (mas sempre com a estratégia mais acertada!!!)
Os números deixam-nos estupefactos... pela positiva. Uma ideia muitíssimo bem conseguida, e que na minha opinião devia ser continuada/aplicada noutras cidades. O facto de fazerem uso de uma série seguida por uma boa parte dos portugueses, pelo menos os mais jovens, é sem dúvida um mote para algo que se revela bem maior, e importante: dar sangue, sempre que possível. Esta tática incluía todos os dados necessários para dar sucesso, e claro que o marketing de guerrilha e tribal estão presentes na sua essência. O resultado não poderia ser outro senão o sucesso, quando em causa estão tantas vidas. O marketing, a ajudar um mundo melhor.
ResponderEliminarExatamente, Eva! Um case study interessante em que todos ganham, incluindo a causa humanitária!
ResponderEliminarDesconheço esta campanha, mas adorei a estratégia!
ResponderEliminarUma boa forma de levar ao aumento de dadores e os beneficiários agradecem! Esta estratégia, é claramente win-win porque se por um lado a loja pretendia mais receitas, conseguiu; se o cliente queria o produto sem gastar dinheiro", conseguiu; se um paciente necessitava de sangue, conseguiu!
É de felicitar campanhas como estas, com tanto impacto como pode ser percebido pelos resultados. Temos assistido, infelizmente, a uma redução de dadores. E, tratando-se de um sector tão importante e que ajudam, conforme referiu a Eduarda, a haver diversos "ganhadores", bem hajam estas ações.
ResponderEliminaré mesmo importante que as organizações, as marcas se tornem solidarias e criem iniciativas desta ordem. Claro que a primeira coisa que nos vem à cabeça é efectivamente o efeito de na recolha de sangue, mas além deste claro e maioritário beneficio, a publicidade que foi feita à série, e a forma como os consumidores/pessoas que assistem ou passaram a assistir à série, passaram a estar muito mais ligados e acredito que assistam com orgulho. Na minha opinião estas são formas muito "baratas" das organizações se publicitarem e mais importante que isto são formas muito humanitárias de o fazerem!
ResponderEliminarMuito recentemente, a organização onde trabalho efetuou, em conjunto com o Hospital São João, uma dádiva de sangue. Lembro-me que nesse dia, fiquei deveras espantada com a quantidade de novos dadores que surgiram (incluíndo eu).
ResponderEliminarNa minha opinião, campanhas nas organizações são essenciais, bem como campanhas como a elencada neste post. É necessário ter em consideração que podemos estar a ajudar outras pessoas, e que essas pessoas, consequentemente, podem ajudar outras. Ninguém sabe o dia de amanhã, hoje podemos não precisar, mas num futuro a situação pode alterar.