A dependência dos consumidores
relativamente aos telemóveis, sobretudo dos mais jovens, encontra-se bem
retratada no estudo que abordamos, numa das aulas. Este convidava os jovens a
“desligarem-se” dos seus telemóveis, o que se revelou uma missão impossível
para muitos deles. Porém, existe uma situação, onde tem mesmo que ser, durante
um voo.
A propensão maior do consumidor
para receber mensagens das marcas, derivada da obrigatoriedade de ter o
telemóvel desligado, é precisamente a ideia que a Spirit Airlines está a vender
aos anunciantes: “Oferecemos um ambiente onde os telemóveis são desligados e o
cliente está parado e sem a possibilidade de se focar em mais nada a não ser na
sua marca por uma média de três horas”.
O anunciante pode colocar a
publicidade à sua marca em qualquer sítio ou mesmo em todo o avião. Sacos de
enjoo, fardas dos comissários de bordo, copos ou anteparas são apenas alguns
exemplos de objetos que podem servir de veículo de comunicação com os
consumidores.
Sem dúvida uma nova plataforma
para os profissionais do marketing e da comunicação explorarem, que tem ainda a capacidade
de relembrar a importância crescente de um dispositivo móvel, o telemóvel, para os consumidores. Longe vai o tempo
em que servia apenas para fazer chamadas e as marcas já se aperceberam disso, exemplo disso são as aplicações desenvolvidas para os telemóveis, a utilização crescente da ferramenta de comunicação SMS Marketing...
O facto dos consumidores estarem impedidos de utilizar o telemóvel, como no caso dos voos, foi dessa forma bastante aproveitado pelas marcas. Certamente que o nível de atenção estará no limite superior (pelo menos no início e no fim da viagem) e assim as marcas poderão, segundo uma boa estratégia, captar o olhar, a audição e quem sabe o olfato dos consumidores. Desde que não seja de forma muito brusca e/ou aborrecida, a comunicação poderá ter ótimos efeitos junto dos públicos-alvo.
ResponderEliminarNa inovação está o ganho!