No seguimento do jogo Belenenses-Sporting do passado fim de semana, a Sagres decidiu fazer um vídeo-resumo do jogo. Contudo, o vídeo acabou por não ser muito bem recebido pelos adeptos do Sporting... mas porquê? Vejam o vídeo e tentem perceber: Aqui!
Como se pode constatar pelo vídeo, é claro o humor com os "frangos" de Rui Patrício. Mas quem não achou assim tanta piada ao vídeo foram os adeptos do Sporting, que viram o guardião das suas redes alvo de sátira pela cervejeira.
A pergunta que se coloca é: o que leva uma empresa como a Sagres a apostar num vídeo deste género? Será que foi apenas um deslize, ou foi propositado? Já saberiam que ia criar este buzz nas redes sociais? Será que são adeptos do "Não interessa se falam bem ou mal, o que interessa é que falem"?
A agravar toda esta situação está o facto de a Sagres patrocinar a Liga de Futebol, bem como a Seleção Nacional.
A agravar toda esta situação está o facto de a Sagres patrocinar a Liga de Futebol, bem como a Seleção Nacional.
Não é a primeira vez que uma publicação de uma empresa no facebook causa polémica nas redes sociais. Longe disso. Lembremo-nos do final do ano de 2012 e do caso da Samsung, com a polémica "Mala da Pepa", que gerou também ele um enorme buzz nas redes sociais.
Ambas as situações levaram a que as empresas retirassem rapidamente os vídeos das suas páginas, mas o que é certo é que os vídeos se tornam virais e permanecem até hoje na internet.
É caso para perguntar: o "frango" foi do Rui Patrício ou foi da Sagres?
É aceite que uma impressão negativa é 4 a 5 vezes mais forte do que uma positiva, que o “passa-palavra” tende a valorizar aspetos negativos face aos positivos e que os clientes tendem a confiar no WOM.
ResponderEliminarSe a resposta da Sagres for eficiente, e rápida está no caminho certo para a recuperação. Quando a organização que falhou reage tentado atenuar os erros, as estatísticas dizem que 80% dos clientes voltam a confiar, havendo até um efeito positivo, pode mesmo acontecer o chamado paradoxo da recuperação de clientes, fenómeno que ocorre quando a satisfação do cliente após a recuperação da falha é maior do que a que existia sem a existência da falha.
No entanto só o tempo o dirá, o caminho das organizações, a sua estratégia, deve ser algo de longo prazo mas emergente no sentido de reativa. Cabe ao departamento de Mktg da Centralcer, à sua liderança, ser capaz de responder com rapidez às reações do mercado. O que, para já, como podemos ver fez de imediato:
"Ontem publicámos, aqui na nossa página, um video que não foi interpretado da forma com que o criámos e pensámos. Compreendemos o ponto de vista daqueles que podem considerar este conteúdo ofensivo e por isso mesmo decidimos remover o video em questão.
Não foi nunca nosso intuito ofender, denegrir ou gozar com os intervenientes de um desporto que nos é tão querido.
Durante a tarde daremos mais explicações sobre este assunto para que não restem dúvidas da nossa intenção aquando..." Ver mais
http://www.maisfutebol.iol.pt/geral/16-02-2015/sagres-pede-desculpa-por-anuncio-com-frango-de-patricio
Realmente a Sagres pôs as pessoas a falar dela.. contudo penso que o "frango" foi da Sagres.. sendo uma empresa sediada no sul do país e maioritariamente consumida pela população do sul, e uma vez que o sporting é um clube do sul, penso que esta campanha não foi muito bem conseguida.. contudo a questão que se coloca será que a Sagres irá sair efetivamente a perder?? pode ser que nos primeiros tempos possa notar alguma quebra nas vendas, mas será algo passageiro
ResponderEliminarComo por exemplo o caso da Pepsi com o Cristino Ronaldo, foi muito mais grave do que o da Sagres, gerou muita polémica na altura, com certeza que as vendas diminuíram. Contudo hoje em dia não se fala mais do assunto e os consumidores voltaram a consumir pepsi ( sendo que alguns nunca deixaram de consumir).
ResponderEliminarNa minha opinião claramente que foi um frango da Sagres! Numa altura em que os consumidores utilizam tanto as redes sociais, e seguem as suas marcas preferidas nas mesmas, isso implica que os departamentos de marketing das empresas tenham cuidados redobrados com a informação que passam cá para fora. A meu ver, neste caso os cuidados deveriam ter sido ainda maiores quando o Rui Patrício é o atual titular das redes da seleção nacional, e em inúmeras campanhas a Sagres defende a união Nacional com o slogan 'Somos Portugal'. Chega por isso a ser um pouco contraditório e ridículo, no mínimo. As marcas concorrentes, em especial a Super Bock é que ficam a ganhar com esta campanha, pois acredito que durante algum tempo , vários sportinguistas se irão lembrar de tal facto.
ResponderEliminarO anúncio da Pepsi teve um impacto muito negativo na sua imagem, claramente superior ao deste caso, apesar das semelhanças, visto que não mediram as consequências a curto prazo. Estas foram visíveis nas redes sociais que transmitiram o enorme desagrado e o incentivo ao boicote da marca. É claro que agora pode estar “esquecido”, mas a internet nunca esquece. E de entre dos milhões de apoiantes do Cristiano Ronaldo não poderá existir uma reduzida amostra dos que “vestem a camisola” que efetivamente tenha deixado de consumir o produto e continue a promover um WOM negativo?
ResponderEliminarIsto também se aplica aos adeptos do Sporting. Neste caso o descontentamento foi de tal forma que a Liga de Clubes quis analisar a sua relação com a marca pois é compreensível que sendo sua patrocinadora tenha que fazer uma análise muito cuidada do que publicita avaliando a forma como essa publicitação será percecionada pelos consumidores. Com casos anteriores mal sucedidos, porquê fazer semelhante? Será que acharam que iriam aumentar o volume de vendas talvez por parte de adeptos rivais?
Em situações como esta onde existe uma clara exposição a uma escala global devido ao crescente e fácil acesso à internet através de diversos dispositivos, em que os consumidores desempenham um papel ativo dando feedback em tempo real, e não é possível controlar o que é dito, não se consegue prever os efeitos cumulativos, já que aquilo que foi transmitido pode ter um efeito boom como a marca pode ver a sua imagem destruída em pouco tempo. Além disso, a eliminação do anúncio e um pedido de desculpas público não impede que mais consumidores o visualizem pois estará sempre disponível e ao alcance de cada um, assim como tratando-se de um mercado com uma elevada concorrência, a Sagres poderá perder quota de mercado se não alterar futuramente a sua estratégia.
Não curto o teu blog porque me apaga os comentários -.-
ResponderEliminarAntes de mais, sais mesmo à Madrinha, bom artigo :)
A minha opinião (resumida):
Não concordo com campanhas que satirizem outras pessoas, marcas, etc. No entanto, considero que estas são as mais fortes e as que criam mais buzz (Estou-me a lembrar por exemplo das campanhas Apple/Samsung).
Neste caso específico da Sagres, apesar de não concordar, considero que foi uma campanha inteligente: criou buzz, aumentou a notoriedade da marca porque a marca foi falada mais do que o normal nessa semana, sem afectar a credibilidade. Continuamos a considerar a marca Sagres como uma marca credível, independentemente deste vídeo. (Provavelmente só os Sportinguistas é que não consideram isso ahah). Como irão responder? Daqui a uns meses provavelmente vão fazer algo do género, contra outro clube qualquer a favor do Sporting, com o objetivo de criar de novo o buzz, aumentar a notoriedade sem afectar a credibilidade, com a vantagem de voltar a ganhar a confiança dos Sportinguistas. ( E provavelmente ganhar a antipatia de outros adeptos e volta o mesmo ciclo e, com isto, estão a demarcar a marca Sagres de uma forma tão forte que durante uns tempos, quase nem se ouve falar da Super Bock, que é a principal concorrente).
Já vi que foi falado em cima da campanha da Pepsi por isso não me vou alargar: naquela altura foi um fim do mundo, pessoas deixaram de consumir Pepsi inclusive em defesa do Cristiano Ronaldo. E hoje? Um ano depois, será que se mantém isso? Provavelmente, a maior parte das pessoas não se lembra disso. (Atenção que esta campanha da Pepsi foi muito mais grave que a da Sagres, pelo simples facto de que a escala do Cristiano Ronaldo é muito maior).
Continua meu puto! Beijinhos da Madrinha