sábado, 28 de fevereiro de 2015

John Lewis

John Lewis é uma rede de lojas espalhadas pelo Reino Unido que oferece uma vasta gama de produtos sob a alçada de três grandes categorias: Roupa; acessórios e tecnologia. Para além dos produtos, a JL oferece também serviços, como a restauração.

Detentora de uma das maiores lojas físicas do mundo (sete andares de roupas, acessórios, joias, produtos de beleza, móveis e comidas. Mais de 350 mil produtos estão à disposição) a JL dispõem também de lojas virtuais: online e mobile.

Todos os anos a JL pretende sensibilizar os consumidores através de um vídeo promocional que transmite uma mensagem de carinho na época mágica do ano, o Natal.

Em 2014 foi assim:

Se gostaram, não deixem de ver os vídeos dos anos anteriores: 2013; 20122011 e 2010 

Sentem-se sensibilizados?

3 comentários:

  1. Para mim, sem dúvida que apelam ao lado emocional dos consumidores. A John Lewis consegue mostrar de uma forma surpreendente (bonita e agradável) a importância da amizade, do carinho, do amor e da família, para além dos presentes em si.
    A escolha musical parece-me aqui sem dúvida bastante relevante, tornando o vídeo mais comovente, bem como a frase final existente em todos eles (curta, mas com significado).
    Lembro-me de na altura (novembro de 2014) encontrar este vídeo promocional espalhado pelas redes sociais com comentários e mensagens positivas, o que mostra que realmente a marca conseguiu atingir os consumidores e cumprir o seu objetivo inicial: sensibilizar. Os marketeers conseguiram criar uma experiência emocional e memorável nos consumidores, no entanto sem dúvida que é para eles um desafio maior a cada ano que passa.
    Podemos dizer que os “acontecimentos” que emocionam hoje, podem não emocionar amanhã … as coisas mudam constantemente, por isso é importante que superem sempre as expetativas (nomeadamente comparativamente a vídeos de anos anteriores).

    ResponderEliminar
  2. A JL apela ao lado emocional do consumidores e consegue, por esta via, relembrar que, para muitos, um presente não é apenas um produto ou um serviço, mas sim o significado que este consegue ter.
    Com este tipo de argumento, e de uma forma muito simplista, a JL não deixa de demonstrar a importância dada pela sua organização para com a época festiva, mas também tenta intervir e "alavancar" as sensações dos consumidores para que, de uma forma muito "soft" dizer, nós estamos aqui e temos a vossa prenda ideal para todos aqueles que mais adoram.
    Na minha opinião, esta forma de MK uma das mais eficientes e eficazes de sensibilização do público-alvo.

    ResponderEliminar
  3. Por norma, é nesta época festiva que a maior parte das famílias se junta. Como se pode ver no vídeo, a John Lewis tenta contar uma história demonstrando a união, cumplicidade e convívio. Deste modo, devido à receção positiva do anúncio, a perceção dos consumidores diferiu do que seria se a marca apenas publicitasse os seus produtos e serviços, isto é, em vez de sentirem que é apenas mais um anúncio, revestiram-se na história.
    Assim, foram para lá da promoção da marca, já que era visível o apelo ao lado emocional dos consumidores para que ninguém deixasse de receber um presente. Por conseguinte, mostraram que o Natal é mais do que a troca de presentes, sensibilizando os consumidores para o verdadeiro espírito da época.
    Como tal, este é um exemplo de que as marcas devem consciencializar o público-alvo e ir além da simples venda pois com a elevada oferta é difícil manter os consumidores fidelizados se não estiverem sempre um passo à frente da concorrência.

    ResponderEliminar