A Telepizza não é exceção e adota o uso dos social media como ferramenta de Marketing e Comércio Electrónico. A sua estratégia baseia-se no respetivo website e 5 redes sociais: Facebook, Twitter, Pinterest, Google+ e YouTube. Nada de anormal, para já. Em quase todas as redes sociais mantém uma postura um pouco descontraída, mesmo assim transmitindo segurança e qualidade. Uma comunicação tradicional de uma empresa neste ramo.
Agora um foco extra no Twitter...
Bem, de facto só conheci o Twitter da Telepizza por causa de um concurso (lá está, um exemplo de “campanha social”, e mesmo eu não sendo cliente Telepizza, comecei a seguir o seu Twitter para poder participar. Por curiosidade e porque o Nuno na publicação anterior levantou uma questão relacionada, aproveito para comentar em relação a este caso. O concurso consistia em ser original e relacionar a Telepizza com o festival Super Bock Super Rock. Resumindo, eu comecei a interagir com a Telepizza através de tweets com frases originais, referindo sempre aspetos brilhantes da empresa (que não sou cliente mas uma pessoa tenta sempre disfarçar), a Telepizza respondia e partilhava. Já os meus amigos compraram uma pizza e tiraram uma foto com o rapaz das entregas, etc etc. Com uma persistência moderada, em 6 bilhetes disponíveis, ganhamos 4. Obviamente não foi devido à qualidade da nossa participação, mas sim a outra questão: ao número de pessoas que estava a acompanhar aquele concurso. Atualmente a Telepizza tem um pouco mais de 2500 seguidores, naquela altura tinha por volta de 700. Enquanto no Facebook como participantes concorremos com centenas ou milhares de utilizadores, no twitter temos a sorte de ser poucos. Ou tínhamos. O crescimento tem se registado maioritariamente devido a esses mesmos concursos que acontecem de forma bastante frequente, referentes a concertos ou a produtos Telepizza, duas coisas que a maior parte de nós adora. Música e pizza. Estes concursos são oportunidades excelentes para mostrar um apreço, carinho ou simpatia aos clientes atuais, atrair novos que queiram participar também e desta forma a empresa pode também avaliar os consumidores. Esses novos vão ser chamados por amigos ou conhecidos, tal como eu fui.
Interligando agora ao assunto principal: a posição da Telepizza no twitter em relação ao social engagement como lhe chamamos.
Estabelecer uma relação com o consumidor é importante e esta empresa tenta o fazer de forma contínua através dos canais já referidos. No twitter, a @telepizzapt chega a tratar mesmo os utilizadores como amigos, utilizando expressões mais “jovens” e até fazendo piadas. Muitas vezes dá até a ideia de que tudo é um pouco forçado e a ligação não acontece naturalmente, e não é esse o objetivo. Encorajam-nos a participar, a partilhar e a interagir de uma forma frequente.
Já discutimos a importância destas ligações, mas estas devem ser feitas com alguns limites. Já vimos o exemplo dado na aula de uma resposta da Sumol no Facebook que gerou diferentes reações.
No entanto, o Twitter sendo uma rede social menos invasiva e menos utilizada pelos portugueses, faz com que a Telepizza vá mais além e na minha opinião, estique um bocadinho a corda. Se acho piada?! Sim e de qualquer das formas, destaca-se. É interessante ver as diferentes estratégias dependendo da rede social.
Deixo-vos alguns exemplos!
Humm porque será que não seguem a mesma estratégia por exemplo no Facebook?! Será apenas uma questão de dimensão?
Obrigada e bom fim-de-semana!
Eu acho que hoje em dia tudo o que é diferente é bem vindo. Sendo falado e comentado, seja pela positiva ou negativa, o que interessa é que se fale e que se partilhe. Porque na verdade, por muito que aches exagerado, vais sempre lá espreitar, se não for mais para ver qual foi a última frase ou comentário mais 'fora do comum'. :)
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