Um blogue é definido pela Infopédia como uma “página de internet regularmente atualizada, que contém textos organizados de forma cronológica, com conteúdos diversos (diário pessoal, comentário e discussão sobre um dado tema, etc.) e que geralmente contém hiperligações para outras páginas”.
Mas há muito tempo que um blogue ultrapassa essa finalidade. Um blogue é cada vez mais uma forma de fazer dinheiro e obter, de alguma forma, vantagens económicas pelo número de visitas que este consegue alcançar.
Tendo em conta a cada vez maior utilização deste tipo de plataformas por parte dos consumidores, algumas marcas apostam neste meio para divulgar os seus produtos.
Vejamos um caso concreto: o Daily Cristina, o blogue de Cristina Ferreira (conhecida apresentadora de televisão).
Criado a 21 de maio de 2013, o blogue de Cristina Ferreira, personalidade portuguesa com mais seguidores no facebook (conta com mais 1 milhão e 300 mil), alcançou 5,5 milhões de visualizações apenas no primeiro mês de existência!
Nada melhor para as marcas
divulgarem os seus produtos do que os publicitarem num blogue com tamanho
alcance. Tudo isto seria um “mar de rosas” não fosse um post no Daily Cristina
custar, nada mais, nada menos, do que cerca de 4.500€,
isto é, até 9 vezes mais o valor pago normalmente pelas marcas a um blogue (habitualmente este valor situa-se entre os 500 e 1000 euros)!
Mas se marcas como a Colgate,
a L’Oréal ou a Compal fazem este investimento é porque, após uma análise cuidadosa, percebem que
estas plataformas são cada vez mais um instrumento de eleição a ser utilizado
na divulgação das suas marcas, dado o enorme número de pessoas que estes
blogues conseguem alcançar e o seu público-alvo.
Seria possível referir outros
casos semelhantes, como o do blogue “A Pipoca Mais Doce”,
considerado o blogue de maior sucesso em Portugal, onde marcas como a Nivea,
a Antistax ou a Avène também investem para divulgar as suas marcas junto do seu público-alvo.
Será esta a forma mais eficaz de
investir na divulgação das marcas na atualidade?
Opinião simples e básica:
ResponderEliminarCristina Ferreira é, provavelmente, a Marca Pessoal feminina mais forte em Portugal. Se vale a pena pagar aquele valor todo? Vale, ter uma marca associada à Cristina Ferreira, vale milhões. Ser a Cristina Ferreira embaixadora de uma marca, vale milhões. Só por isso é que o blog dela tem tanto potencial.
Quanto à Pipoca mais doce, o objetivo das marcas que apostam na publicidade é chegar ao máximo público-alvo possível. Sendo um dos blogs mais lidos, de forma simples e fácil, chegam diretamente aos públicos.
Não é de agora o investimento das marcas na divulgação dos seus produtos nos blogs. Se é a forma mais eficaz, não sei, mas é uma divulgação de "baixo custo", comparando com as demais plataformas. Referiste muito bem o caso da Avène que usufrui inúmeras de publicidade gratuita quando os produtos da marca são alvo de provas. Olhemos também para esta "nova" onda de blog's e sites que surgem como uma plataforma de extensão de páginas do Facebook (como por exemplo, o Ainanas e o Ta Bonito). São Websites "carregados" de publicidade mas não deixam de ter um avolumado número de visitas diárias dado que conseguem equilibrar com publicações que despertam a curiosidade do utilizador.
ResponderEliminarDe facto, os blogs têm vindo a afirmar-se como um forte meio de publicidade.
ResponderEliminarVivemos na chamada "Age of reference", na qual a opinião de pessoas em quem confiamos (sejam elas amigos, celebridades ou autores de blogs com os quais nos identificamos) vale mais do que a das próprias marcas. Este torna-se, assim, um meio bem mais eficaz de comunicar com o consumidor do que a publicidade tradicional. Na Era Digital, os consumidores são cada vez mais exigentes e seletivos e raramente compram algo sem se informarem primeiro. Os blogs funcionam como um auxilio a essa tomada de decisão - se o autor do nosso blog favorito usa, porque não usar também?
Claro que as marcas não são indiferentes a este cenário, aproveitando-se da popularidade dos autores para divulgar os seus produtos. Note-se que nem é necessário associarem-se a figuras públicas (como já era o caso de Cristina Ferreira antes do lançamento do seu blog), basta apostar num blog com uma audiência considerável e cujos leitores façam parte do público-alvo da marca.
De notar que esta associação das marcas a blogs não deve ser indiscriminada, pelo que também as marcas devem ser seletivas relativamente aos blogs a que associar os seus produtos pois o uso e abuso deste modo de comunicação por parte das marcas (quando 10 blogs elogiam o mesmo produto na mesma semana, obviamente não é uma coincidência ...) poderá gerar alguma saturação nos consumidores, correndo o risco destes perderem a confiança no blog/marca em questão.