É este o slogan da mais recente campanha da McDonald's Portugal, que contará com quatro momentos de comunicação ao longo do presente ano, e que tal como o nome indica irão abordar os diferentes mitos e boatos ao qual a marca está e foi sempre sujeita. O primeiro vídeo reflete a temática sobre 'Será que é mesmo carne de vaca?' , e podem consultá-lo aqui.
Como todos sabemos, a marca já foi alvo de vários ataques, nomeadamente pelo facto de utilizar carne fora do prazo e carne que não seria 100% de vaca, contendo outras substâncias. De notar ainda, que entre os vários processos que a marca já teve em tribunal, em 2013 a McDonald's chegou mesmo a perder uma batalha jurídica com o Chefe Britânico Jamie Oliver, que acusou a marca de utilizar no processo de fabrico dos seus hambúrgueres carne com hidróxido de amoníaco. Depois disso, a marca afirmou que iria mudar a receita dos seus hambúrgueres, algo até hoje não confirmado.
E para aqueles que provavelmente estarão a pensar em tornarem-se vegetarianos, ou no mínimo não comerem mais hambúrgueres, aconselho-vos a ver este vídeo sobre o mesmo Jamie Oliver, que é bastante chocante, de facto. Podem consultá-lo aqui.
Ainda assim, poderá a McDonald's Portugal livrar-se destes mitos e boatos através desta campanha? Conto com a vossa opinião e abro a discussão, e talvez o apetite.
De fato, apesar dos esforços da marca a nível de marketing tradicional (televisão, rádio, revistas...) e a partir da web (youtube, redes sociais...) como meio de demonstrar a imagem dos seus produtos como sendo "saudáveis" e de qualidade, penso que os consumidores começam também a procurar saber se realmente se trata de mitos tudo o que é dito sobre a confecção dos alimentos na McDonald's - consumidores informados. Se pesquisarmos através da Internet, nomeadamente no youtube, encontramos imensos tópicos sobre o assunto entre os quais destaco o seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=crcAffrNk1s
ResponderEliminarDerivado à imagem forte, "berrante", real que transmitem pode sem duvida modificar a imagem da marca e aqui, destaco a importância que a imagem pode trazer não só quando o hambúrguer aparece direitinho pela McDonald's mas também quando ocorre o inverso.
Penso que a tentativa do WOW positivo por parte dos consumidores e da negação dos mitos não está a ser bem conseguida pela marca porque cada vez mais existe quem a contrarie e existe sempre a velha máxima de que "só mostram aquilo que querem" tornando questionável o que nos é transmitido.
Confesso que esse vídeo me tirou qualquer tipo de apetite que pudesse ter e é realmente estranho essas batatas se manterem iguais ao fim de tanto tempo.
ResponderEliminarNo entanto, na minha opinião, o McDonald's, pelo menos aqui em Portugal, consegue ter maior rigor e disciplina do que na maioria dos restaurantes que os rodeiam, talvez por todas as polémicas que têm vindo a existir ao longo do tempo. Mais do que isso, continuo a ver filas enormes no McDonalds, enquanto que, por exemplo, no Burger King é raro vê-las.
Mais do que tudo que possam dizer, a McDonalds é mais do que um simples restaurante, está e é conhecida em todo o mundo, prova disso é o facto de se manter como líder mundial em restauração rápida.
Eu considero que a McDonald's não conseguirá livrar-se destes mitos e boatos.
ResponderEliminarOs consumidores que possuem uma impressão negativa, tal como eu, dificilmente ultrapassaram essa impressão com esta campanha (a impressão negativa é muito mais forte do que a positiva). Já é visível nas redes sociais as primeiras reacções e a verdade é que não são muito positivas … apesar daa McDonald’s procurar esclarecer todos eles, não conseguem mudar o seu ponto de vista. Os consumidores continuam convictos da "não qualidade" dos seus produtos. O facto de terem uma certificação pela APCER dá alguma credibilidade…. No entanto, não me parece suficiente, muitas dúvidas e incertezas prevalecerão. Até porque vídeos negativos continuam a existir.
Mas, como já foi aqui referido, uma coisa é certa: os consumidores fiéis continuaram a sê-lo … a marca continuará com o seu enorme sucesso.
Desde que tenho memória que me lembro da McDonald's sofrer estes ataques periódicos à qualidade dos seus produtos. Foram muitos os boatos já criados em torno da marca, mas o que é certo é que não será por isso que os consumidores (pelo menos na sua maioria) deixarão de usufruir dos produtos da McDonald's. A McDonald's é uma marca perfeitamente instalada nas nossas vidas e, embora tenha de fazer, por vezes, campanhas como a referida na publicação, pouco ou nada influenciarão estes boatos, pelo menos a longo prazo, pois se hoje toda a gente se lembra do boato, daqui a uns tempos já ninguém se lembrará.
ResponderEliminarDo meu ponto de vista, pode reforçar a marca mas penso que não irá ter um elevado impacto devido à dimensão que já possui. É sabido que a McDonald’s não tem das refeições mais saudáveis e que já lhe foram apresentadas muitas críticas, no entanto, até agora continua a ser dos estabelecimentos mais procurados. Além disso, tem vindo a apostar num sistema rígido em termos de higiene e de preparação dos alimentos portanto será que os problemas apresentados irão afetar-lhe a reputação?
ResponderEliminarAtualmente existe muita informação disponível sobre a modificação e a constituição dos alimentos e não é apenas esta empresa que “sofre” com isto. Deste modo, acho que a campanha não trará alterações significativas à reação dos consumidores visto que já é um tema muito discutido e uma parte deles que detém conhecimento disso não vê contrapartidas na aquisição destes produtos nem vai alterar o seu hábito de consumo já que grande parte das vezes é ocasionalmente.
O curioso é que por mais noticias desfavoráveis e polémicas que surgem em relação ao McDonald´s eles continuam a ter um enorme sucesso.. Como será que eles conseguem isto? Será que não sofrem quebras nas receitas?
ResponderEliminarExistem consumidores bastante fieis e apesar de ser uma refeição "saborosa" estas noticias não afetam até os consumidores mais fieis??