Para "apadrinhar" cada desafio, a marca conta com conhecidos embaixadores capazes de desafiar os limites como Usher (vencedor de oito Grammys e com mais de 65 milhões de discos vendidos), a tenista Serena Williams, James Rodríguez, Usain Bolt (homem mais rápido do mundo e dono de seis ouros olímpicos), Nicola Formichetti (estilista famoso por seu trabalho na Diesel, Uniqlo e Lady Gaga) e Jerome Jarre (fenômeno das redes sociais com a conta no Snapshot mais seguida do mundo)
Durante este mês de Abril e até meados de Maio, a Pepsi coloca nas mãos dos seus consumidores o poder de criar uma nova imagem para a sua lata. É a oportunidade que a geração millenials tanto aprecia: conseguir criar e inovar com o seu talento criativo fazendo uma nova imagem para a lata.
O Desafio do design " Live for Now" está lançado e não tem limitações - basta ter imaginação!
O grande vencedor ganhará uma experiência ao lado de um conhecido design do setor.
Conseguirá a marca bons resultados dando empowerment aos seus consumidores?
A marca junta ao desafio a responsabilidade social - sempre que os utilizadores usem a hashtag #PepsiChallenge nas redes sociais, a Pepsi doará US$ 1 à organização Liter of Light, para levar iluminação sustentável aos países mais pobres, incluindo Quênia e Colômbia.
"O novo Desafio Pepsi procura encorajar os consumidores de todo o mundo a sair de sua zona de conforto e aceitar um novo desafio e oportunidade. O design é, há muito tempo, um paraíso para aqueles que ousam fazer as coisas de maneira diferente, de forma que queríamos que um de nossos primeiros desafios globais se conectasse diretamente com essa destemida classe de criadores", disse o vice-presidente sênior e CMO (chief marketing officer) da PepsiCo Global Beverage Brands, Kristin Patrick. "
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À semelhança dos vários exemplos já vistos nas nossas aulas, estamos perante mais uma iniciativa onde o conteúdo irá ser gerado pelo próprio utilizador.
A motivação não virá da recompensa, nem da participação de celebridades, mas do reconhecimento do que poderão criar!
Estamos perante blended marketing: a marca promove-se envolvendo os seus consumidores, utilizando da melhor forma as redes sociais e ao mesmo tempo, o desafio será divulgado na TV, na radio, em embalagens especiais e publicidade na rua.
É um desafio global que passará por vários países, diferentes culturas, várias línguas, diferentes comportamentos do consumidor...
Conseguirá desta forma a marca "renascer" e combater a sua concorrente Coca-Cola?
Esta geração irá apoiar este desafio colaborativo?
A Pepsi apresenta-nos mais uma campanha destinada a dar poder ao consumidor. Trata-se, como a Helena referiu, de uma estratégia de blended marketing, mas importa destacar que a marca não é a única a produzir conteúdo neste caso, já que o consumidor também desempenha um papel importante, ao ser o protagonista dos desafios propostos.
ResponderEliminarEstamos perante mais um exemplo de User Generated Content, no qual os utilizadores irão pôr à prova a sua criatividade e criar o seu próprio conteúdo para a marca. Esta iniciativa é encorajada pela própria Pepsi e o facto de contar com poderosos embaixadores só contribui para promover ainda mais a campanha (pois como já sabemos os famosos possuem uma forte influência junto dos millenials).
Outro grande trunfo da “Live for Now” passa pela ligação da campanha a causas sociais. Como mencionado nas aulas, o público-alvo desta campanha é bastante sensível a todo o tipo de causas (sociais, humanitárias, ambientais, entre outras) e os consumidores querem sentir o “inner glow”, a satisfação por sentir que estão a fazer a diferença (ainda que com um gesto tão simples como utilizar uma determinada hashtag).
Na minha opinião, o desafio está bem conseguido por saber aliar o UGC, a responsabilidade social e a participação de celebridades, englobando assim muito daquilo que a geração millenial procura hoje em dia. Considero, por isso, que esta foi uma boa aposta por parte da Pepsi. Cada vez mais o consumidor quer sentir que a sua voz é ouvida, e nada melhor para isso do que poder criar conteúdo para uma marca tão popular como esta. Pelos motivos que já mencionei, acredito que o concurso terá certamente bastante adesão.
No entanto, e respondendo à questão colocada, não acredito que esta campanha seja suficiente para a Pepsi destronar a Coca Cola, que tem uma posição extremamente consolidada no mercado e é, a meu ver, uma das marcas mais fortes do mundo. A grande maioria dos consumidores possui uma ligação emocional muito maior à Coca Cola, e mesmo que participem dos desafios propostos pela Pepsi dificilmente irão deixar de consumir Coca Cola. Por muito que a Pepsi se esforce, dificilmente deixará de ser “a segunda melhor” marca do seu segmento de mercado.
A ideia de colocar os consumidores a criar as latas da Pepsi parece-me bastante interessante. Como sabemos, os consumidores gostam de fazer parte do processo. A Pepsi enquanto concorrente da Coca Cola tem de fazer tudo o que tem ao seu alcance para conseguir alcançá-la, o que até ver é uma missão impossível, até porque a Coca Cola não "dorme à sombra da bananeira" e continua a mostrar-se em força, prova disso são os anúncios publicitários absolutamente incríveis que fazem sempre, ou mais recentemente a campanha que estão a fazer na cidade do Porto ao fazerem latas de Coca Cola comemorativas do Centro da cidade (http://www.hipersuper.pt/2015/05/26/coca-cola-lanca-edicao-especial-que-exibe-centro-historico-do-porto/).
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