segunda-feira, 27 de abril de 2015

Android apanhado a “urinar” no logótipo da Apple: um “ups” estratégico de Marketing de guerrilha ou simplesmente user-generated content?

A discussão corre já vários websites internacionais e a notícia foi avançada hoje pelo JN.
Ao navegar no Google Maps, um utilizador encontrou uma imagem provocadora e algo cómica onde pode observar-se o logótipo do Android a urinar sobre o logótipo da Apple. (Que ultraje!)



A imagem pode ser encontrada em Rawalpindi, no Paquistão, ou ainda através das coordenadas 33°30'52.5"N 73°03'33.2"E.
Dividem-se as opiniões sobre a sua origem, que é apontada num Easter Egg da Google (features escondidas pela Google no motor de busca ou na utilização das suas aplicações), embora alguns experts acreditem que se trata de uma brincadeira gerada por um utilizador.





É bastante provável que se trate do segundo caso, já que é possível a qualquer cibernauta utilizar a ferramenta Map Maker, que permite adicionar contributos ao Google Maps. Acredita-se que a origem desta imagem possa estar associada a uma utilização abusiva da aplicação, mas há também quem acredite que possamos estar perante um passo estratégico da Google, claramente enquadrado numa tentativa de marketing de guerrilha com o seu maior concorrente.

É também verdade que houve já outros reports de situações abusivas, algumas que não jogam sequer a favor da Google, como pode verificar-se pela imagem abaixo (pode encontrar-se no Google Maps, na floresta de Takht Pari, também no Paquistão)



Precisamente por essa razão, poderá a Google ter-se aproveitado destas “falhas comprovadas da aplicação” para, escondendo-se atrás do nome de um utilizador “falso”, tentar subtilmente demonstrar a sua aversão pela concorrente Apple? Ou estamos apenas perante uma brincadeira de um utilizador aborrecido?

Não se tratando de nenhuma das hipóteses anteriores, o logótipo Android enfrenta uma séria pena de prisão por atentado contra o pudor na via pública, porque urinou em cima de uma maçã. Na via pública. No Paquistão.

Sem comentários:

Enviar um comentário