segunda-feira, 25 de maio de 2015

Telepizza e Pepsi – Menu problemático?

A grande maioria das marcas aposta, atualmente, nas redes sociais para comunicar com o seu público-alvo e garantir um maior engagement dos consumidores com a marca. No entanto, e como já estudámos em sala de aula, a correta gestão dos meios online é um fator chave para o seu sucesso, e nem sempre as marcas são capazes de o fazer de forma adequada.

O mais recente caso de má gestão de uma rede social tem como protagonista a Telepizza e a sua página de Twitter, após um consumidor expressar o seu descontentamento pelo facto de a marca ter substituído a bebida Coca-Cola pela Pepsi nos seus menus. A resposta da marca já se tornou viral nas redes sociais.


Porém, a troca de mensagens não ficou por aqui. Indignado com o tratamento efetuado, o cliente continuou a “conversa” com a Telepizza – que, por sua vez, voltou a responder com um tweet bastante irónico. 




As reações dos restantes consumidores da marca não se fizeram tardar, e se alguns utilizadores aprovam a “brincadeira” da Telepizza, a grande maioria condena a atitude da marca.  



Numa tentativa de se aproximar do consumidor, a resposta num tom que a marca considera como “amistoso, próximo e humorístico” (características pelas quais a Telepizza rege a comunicação da sua página) foi considerada uma ofensa pelo consumidor – que, se já se encontrava insatisfeito com o serviço da marca, garantidamente não terá melhorado a sua opinião depois disso. Fontes oficiais da marca (em comunicação dada ao jornal O Observador) garantem ainda que “não se trata aqui de uma atitude de desrespeito ou de ofensa, mesmo estando a falar de uma rede social onde por vezes o discurso é um pouco mais informal. Lamentamos que o comentário tenha sido menos bem interpretado do que gostaríamos”. Os responsáveis da marca terminam a sua justificação com “tudo não passou de uma brincadeira”.

Numa época em que as marcas se encontram tão expostas e são alvo de avaliação constante por parte de consumidores extremamente exigentes, casos como este não são raros. Contudo, se há marcas que usam as queixas e opiniões negativas dos consumidores a seu favor (como a EA Sports no caso Tiger Woods PGA Tour), outras podem ser mal-interpretadas numa tentativa de se aproximarem do cliente, à semelhança do que aconteceu com a Sumol na sua página de Facebook.

Importa ainda realçar as características da Geração Net (à qual pertence o utilizador reclamante) aqui patentes: note-se que a reclamação não foi feita através dos meios legais para o efeito, mas sim através de uma rede social com enorme impacto. Esta geração caracteriza-se também pelo Power to You, que valoriza a liberdade de escolha (motivo pelo qual o consumidor pode “abandonar” a Telepizza, que agora serve Pepsi, por outra marca de pizzas que comercialize a Coca-Cola. A troca não será difícil, devido à elevada oferta existente no mercado) e exige respeito por parte das marcas (o que, neste caso, parece não ocorrer).

Qual a vossa opinião acerca da resposta da Telepizza?
E a atitude do cliente, terá sido a mais correta?

Sem comentários:

Enviar um comentário