segunda-feira, 15 de junho de 2015

A campanha mais ecológica de sempre!


“A campanha mais ecológica de sempre está aqui.” – é assim que a Marketeer (06/2015) nos apresenta uma iniciativa inovadora tomada pela empresa francesa Biocoop, uma rede de distribuição de agricultura biológica, criada no final dos anos 70. Sob o modelo de cooperativa (muito comum na agricultura francesa), o Biocoop pretende ser um projeto único de promoção e desenvolvimento da agricultura biológica e comércio justo, baseado na ética e cooperação.

Apelando aos novos consumidores, mais envolvidos no movimento ecologista, e com um estilo fresco e jovem mas consciente, a Biocoop resolveu ir mais além na nova campanha publicitária, propondo-se realizar a mais ecológica de sempre e socorrendo-se para isso de uma agência em Paris com quem devolveu e planeou todas as etapas da produção da campanha para que tivessem o menor impacto possível.

Não esquecendo que os consumidores, sobretudo os millenials, se preocupam cada vez mais com a origem dos produtos que compram, proliferando hoje blogs, documentários, vídeos e sites ecologistas que alertam para as atividades obscuras de muitas empresas, o seu meu comportamento, e o perigo (ambiental e não só) dos produtos que comercializam, a Biocoop pretende diferenciar-se como o exemplo de comércio justo e responsável, militando junto dos consumidores por maior cuidado com as escolhas quotidianas que fazemos, dos cosméticos aos frescos fora de época e ao problema da sobre-embalagem.



A empresa pretendeu assim colocar o tom no seu lado militante e ativista, fazendo da campanha um reflexo total dos seus valores, como forma de apelar a um consumo responsável. Apesar de a campanha ser também transmitida nos media tradicionais, foi na web que os esforços se concentraram:

-  Construíram um site simples, com linguagem  ASCII ( e que por isso ocupa apenas 3MB de dados);


- No twitter, a marca resolveu retwittar posts antigos dos internautas para compor a mensagem;

- Os vídeos não são feitos com atores, mas com os produtores da “rede Biocoop”, e seguiram uma guideline rigorosa de forma a minorar o impacto ambiental.

A missão foi mais que cumprida, e a pegada ecológica desta campanha foi três vezes menor do que o habitual, como é detalhado no vídeo:



E vocês? Sentem-se inspirados?

Fontes: MarketeerBiocoop , Webdd

2 comentários:

  1. Um comércio justo e a diminuição gradual no impacto ambiental na produção dos produtos e serviços são sem dúvida importantes e um dos valores que as organizações mais devem trabalhar, mas a Biocoop foi mais além e transformou a forma como comunica também bem mais amiga do ambiente. É uma forma original para passar a mensagem pretendida e um exemplo a seguir na questão ambiental. A organização mostra que há sempre algo mais a fazer para melhorar. Sem dúvida que não só os consumidores mais envolvidos e preocupados nas temáticas do ambiente ficarão impressionados com a iniciativa como aos restantes lhes vai despertar atenção.

    ResponderEliminar
  2. Não é a primeira vez que existem inciativas de cariz ambiental como esta da Biocoop. O que esta parece ser inovadora é na estratégia mais abrangente da sua campanha de marketing. Contudo hoje em dia isso não basta, é necessária que seja uma campanha prolongada no tempo, cativante e que consiga captar a atenção de um público alvo que já está minado com falsas empresas amigas do ambiente e que procuram na sensibilização ecológica, uma forma de chegar aos clientes

    ResponderEliminar