“A campanha mais ecológica de
sempre está aqui.” – é assim que a Marketeer (06/2015) nos apresenta uma iniciativa
inovadora tomada pela empresa francesa Biocoop, uma rede de distribuição de
agricultura biológica, criada no final dos anos 70. Sob o modelo de cooperativa
(muito comum na agricultura francesa), o Biocoop pretende ser um projeto único de
promoção e desenvolvimento da agricultura biológica e comércio justo, baseado na
ética e cooperação.
Apelando aos novos consumidores,
mais envolvidos no movimento ecologista, e com um estilo fresco e jovem mas
consciente, a Biocoop resolveu ir mais além na nova campanha publicitária,
propondo-se realizar a mais ecológica de sempre e socorrendo-se para isso de
uma agência em Paris com quem devolveu e planeou todas as etapas da produção da
campanha para que tivessem o menor impacto possível.
Não esquecendo que os
consumidores, sobretudo os millenials,
se preocupam cada vez mais com a origem dos produtos que compram, proliferando
hoje blogs, documentários, vídeos e sites ecologistas que alertam para as
atividades obscuras de muitas empresas, o seu meu comportamento, e o perigo
(ambiental e não só) dos produtos que comercializam, a Biocoop pretende
diferenciar-se como o exemplo de comércio justo e responsável, militando junto
dos consumidores por maior cuidado com as escolhas quotidianas que fazemos, dos
cosméticos aos frescos fora de época e ao problema da sobre-embalagem.
A empresa pretendeu assim colocar
o tom no seu lado militante e ativista, fazendo da campanha um reflexo total dos seus valores, como forma de apelar a um consumo
responsável. Apesar de a campanha ser também transmitida nos media
tradicionais, foi na web que os esforços se concentraram:
- Construíram um site simples, com linguagem ASCII ( e que por isso ocupa apenas
3MB de dados);
- No twitter, a marca resolveu
retwittar posts antigos dos internautas para compor a mensagem;
- Os vídeos não são feitos com
atores, mas com os produtores da “rede Biocoop”, e seguiram uma guideline
rigorosa de forma a minorar o impacto ambiental.
A missão foi mais que cumprida, e
a pegada ecológica desta campanha foi três vezes menor do que o habitual, como é detalhado no vídeo:
E vocês? Sentem-se inspirados?
Um comércio justo e a diminuição gradual no impacto ambiental na produção dos produtos e serviços são sem dúvida importantes e um dos valores que as organizações mais devem trabalhar, mas a Biocoop foi mais além e transformou a forma como comunica também bem mais amiga do ambiente. É uma forma original para passar a mensagem pretendida e um exemplo a seguir na questão ambiental. A organização mostra que há sempre algo mais a fazer para melhorar. Sem dúvida que não só os consumidores mais envolvidos e preocupados nas temáticas do ambiente ficarão impressionados com a iniciativa como aos restantes lhes vai despertar atenção.
ResponderEliminarNão é a primeira vez que existem inciativas de cariz ambiental como esta da Biocoop. O que esta parece ser inovadora é na estratégia mais abrangente da sua campanha de marketing. Contudo hoje em dia isso não basta, é necessária que seja uma campanha prolongada no tempo, cativante e que consiga captar a atenção de um público alvo que já está minado com falsas empresas amigas do ambiente e que procuram na sensibilização ecológica, uma forma de chegar aos clientes
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