A notícia do dia de ontem foi
claramente a demissão de Joseph Blatter da FIFA.
A notícia encheu as redes
sociais, mas foi a Ryanair quem usou o facto para divulgar mais uma das suas
promoções.
“€9,99 Fares? I’m Outta Here!”
(Tarifas a 9,99€? Vou-me Já Embora!) é o mote desta campanha da Ryanair lançada
no mesmo dia da notícia da demissão de Blatter (haja rapidez no lançamento das
campanhas).
Com a frase “Plan your escape
with €9.99 fares” (Planeie a sua fuga com tarifas a 9,99€) como descrição da
imagem publicada no Twitter, a Ryanair usa mais uma vez o chamado “Marketing de
Guerrilha”, a que já nos tem habituado.
São vários os exemplos de “Marketing
de Guerrilha” que a Ryanair já usou. Vejamos os exemplos da famosa campanha do
Pingo Doce do 1 de maio ou a famosa personagem portuguesa do Zé Povinho.
O que acham deste tipo de
Marketing usado pela Ryanair para divulgar as suas campanhas nas redes sociais?
Olá Nuno! Para já, é interessante ver uma marca low cost a fazer cada mais publicidade (eles agora também têm aquele anúncio muito sério com depoimentos de passageiros na televisão: https://www.youtube.com/watch?v=N5ay2yxSfyM). Quebra-se definitivamente o mito que associava marcas low cost a ausência de investimentos publicitários, como é possível ler aqui: http://imagensdemarca.sapo.pt/entrevistas-e-opiniao/opiniao-1/ryanaire-de-repente-tudo-mudou/. Depois, já se sabe, a Ryanair tenta aproveitar a viralidade de outras notícias (as promoções no Pingo Doce, a demissão de Blatter) para criar viralidade para si própria, muito dentro do posicionamento pouco convencional a que nos habituou (ainda não deve ter visto a última capa da revista Cristina ou a saída do JJ do SLB, ou já tinha aproveitado...:)). Cria assim identificação com os leitores (que podem não se identificar com a Ryanair, mas se identificam com o tema), chamando a atenção.
ResponderEliminarEu acho que este tipo de Marketing consegue duas coisas essenciais: é clara a apresentar o produto que estão a publicitar e uma aproximação fácil da sua mensagem ao usar o assunto do dia. Com isto, usando o humor, conseguem "implantar" o seu produto mais facilmente na memória dos possíveis consumidores
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