É o que podemos verificar em
recentes ações de marketing de
algumas marcas, como o caso do Boticário, que, no Brasil, aproveitou a ocasião
do dia dos namorados (a celebrar-se no próximo dia 12 de junho), para
apresentar um anúncio publicitário com diferentes pessoas a prepararem-se,
individualmente para um encontro. Inicialmente fica a ideia de que a reunião
será entre duas pessoas de sexos diferentes, mas logo se percebe que ocorrem
encontros com diversos tipos de casais (heterossexuais e homossexuais).
A Coca-Cola lançou também
recentemente um anúncio publicitário sobre a “Felicidade”, tema já abordado
aqui no blog, que incluía casais homossexuais com crianças adotadas.
A Magnum foi um pouco mais longe,
sendo a sua mais recente publicidade, com o slogan
“Be True to Your Pleasure”, protagonizada por drag queens e transexuais, onde são defendidos valores como a
espontaneidade e alegria em mostrar a identidade de cada um. Foi lançada há 15
dias e já apresenta mais de 1,3 milhões de visualizações.
A irreverência deste tipo de ações,
cada vez mais comuns, dá certamente que falar, estando pelo menos o WOM (para
bem ou para o mal) garantido! Mas acham que é a melhor forma de cativar os
consumidores? E serão só as grandes marcas que se podem dar ao luxo de ser
ousadas e de arriscar criar ações de marketing
como estas? Ou acham que as marcas menos conhecidas também deverão utilizar
este tipo de estratégia para tentar ganhar maior visibilidade e, possivelmente, notoriedade?
Sem necessidade de comentários ao anúncio da Coca Cola que é genial (como todos os que já nos habituaram), acho que cada vez mais as marcas devem ir além do "standard" do casal homem-mulher nos seus anúncios. O mundo é cada vez mais um sítio desenvolvido, onde os preconceitos estão cada vez mais (ainda não o suficiente) dissipados. Assim, não faz sentido as marcas usarem sempre o cliché do homem-mulher. Chamas-lhe "irreverência", ok, se calhar ainda o é, porque ainda é algo bastante raro usarem casais do mesmo género em anúncios publicitários, contudo acho que faz todo o sentido as marcas continuarem a apostar neste tipo de anúncios, porque afinal de contas os seus produtos não são apenas para os heterossexuais. Comentando o anúncio da Magnum, acho que faz todo o sentido tendo em conta o lema da campanha "Be True To Your Pleasure".
ResponderEliminarNa minha opinião, é cada vez mais importante a marcas terem este tipo de iniciativas, num mundo moderno e em constante evolução, onde o tabus vão sendo desmistificados. Os preconceitos devem ser postos de lado, e este tipo de anúncios cria um impacto muito maior do que os anúncios, ditos 'banais'. Pessoalmente preferi o anúncio da Magnum, pois, acho que chama mesmo à atenção e cativa imenso o público. Respondendo à tua pergunta, penso que tanto marcas com elevada reputação, como marcas ainda de pequena dimensão, devem responder a estas necessidades dos consumidores , e a meu ver faz sentido em ambos os tipos de marcas. O importante é mesmo não criar rótulos.
ResponderEliminarNo Brasil, já estão a surgir reações a estas campanhas. Grupos evangélicos estão a promover ações de boicote ao vídeo e à marca. No Youtube, as pessoas estão a clicar em 'dislike' para demonstrar o seu descontentamento com a Boticário. É realmente difícil conseguir agradar a toda a gente, no entanto a Boticário parece estar a responder à altura.
ResponderEliminarNesta página - http://nadaerrado.com.br/o-boticario-sofre-boicote-e-responde-com-posicionamento-firme/, onde podem ver um comentário por parte da Boticário a um comentário menos positivo.
No entanto verifiquei na página do Facebook da Boticário e não encontrei nenhuma resposta por parte da empresa em relação aos comentários. Segundo a notícia estava a contar encontrar maior feedback por parte da empresa.