A Microsoft propõe-se
desde 2013 a estudar e publicar as tendências digitais e a evolução do
comportamento dos consumidores online. No relatório para 2015, um dos pontos
que achei mais interessante foi a classificação dos internautas segundo as
motivações para estar online, o “Digital Consumer Needs Model”.
Este modelo
define quatro grandes espectros, por sua vez agrupados entre as motivações
internas e externas para o comportamento digital:
Dimensão
externa:
1.
Exploração
– O digital é a porta para exploração do mundo que rodeia o consumidor. As atividades
digitais são motivadas ora pela descoberta
– experimentação, novos produtos, novas experiências, pesquisa intensiva-
ora pela diversão – entretenimento, vídeos,
jogos, clips.
2.
Ligação – O digital permite ao consumidor
partilhar vivências, sentir-se conectado aos outros. A atividade online pode
ser impulsionada pela necessidade de se sentir integrado num grupo - de “togetherness”,
o que leva a um maior foco na partilha de opiniões, numa busca pelo sentimento
de pertença – ou pela sensação de intimidade
– aprofundar de amizades, e relações, com atividades maioritariamente focadas
no contacto interpessoal individualizado através de email, chat ou chamadas de vídeo.
Dimensão
interna:
1.
Performance
– O digital permite o foco total no “eu”, no indivíduo. Este pode ser motivado
por
status – atividades focam-se no culto da imagem, em atualizações de perfil
e atividades em público, ou por conquistas
– busca pela performance individual, com as atividades digitais mais alocadas à
pesquisa e registo de informação particularmente relevante para o consumidor.
2.
Controlo
– O digital é instrumento de controlo das necessidades internas do consumidor.
As atividades são influenciadas pela busca de equilíbrio – atividades ligadas à música e conteúdo em streaming –
ou pela procura de ordem – gestão da
incerteza, atividades mais mecânicas, como por ex. banca, notícias, meteorologia.
Conhecer as
motivações psicológicas intrínsecas às atividades online dos consumidores é não
só interessante como extremamente útil às empresas, que podem assim ter uma base mais sólida para a recolha de
dados. As empresas passam neste contexto a melhor enquadrar comportamentos e melhor prever preferências,
dando sentido a tanta interação desenvolvida com os internautas. O relatório é
muito interessante e de fácil leitura ( ainda que mesmo resumido fosse demasiado extenso para este
espaço) e está disponível online, bem como a versão resumo, em http://advertising.microsoft.com/en/digital-trends.
Mas estou curiosa: Se
tivessem que responder ao Survey da Microsoft e enquadrar a vossa motivação
online num dos espectros de cada dimensão, quais escolheriam?
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