Falecido em abril deste ano, aos
106 anos, Manoel de Oliveira deixou uma última obra. Trata-se do primeiro filme
publicitário realizado pelo cineasta portuense.
Inserido na nova campanha da EDP,
denomina-se “1 Século de Energia”, e “nasceu
do documentário com o mesmo nome, que o realizador assinou e que mostra a sua
visão sobre a transformação da energia ao longo do último século, explorando as
três formas através das quais a elétrica nacional produz energia: a hídrica,
eólica e solar.
Transformações que mudaram a vida de todas as pessoas e que Manoel de
Oliveira retrata através da história da sua família e a sua ligação ao setor. O
pai foi fundador da central hídrica do Ermal, bem como da pioneira fábrica de
lâmpadas “Hércules”. O cineasta cruza esta ideia, com a visão que apresentou em
1932 no seu filme “Hulha Branca”.”
O documentário pode ser visto na
sua totalidade em https://1seculodeenergia.edp.pt/,
mas fica aqui um cheirinho dos spots publicitários que passam nas televisões
nacionais:
No enquadramento desta campanha,
a EDP lançou igualmente um concurso que tem como objetivo a atribuição a uma
família de 100 anos de eletricidade e gás gratuitos (sim, 100 anos!!)!
Como ganhar?
- É preciso ser cliente EDP
Comercial;
- Fazer um vídeo onde os
concorrentes "mostrem a excelência da sua família através de uma
área/atividade que tenham em comum", por exemplo, cozinharem todos bem,
saberem todos cantar ou dançar ou qualquer outro tipo de atividade, desde que
seja feita em família;
- Fazer o upload no site da
campanha (energia.edp.pt) para serem "sujeitos a votação do público e de
um júri";
O vencedor será divulgado a 14 de
setembro!
Para quem se pergunta: mas como é
que eu vou gastar 100 anos de energia? A resposta é simples: o prémio passa
para os seus herdeiros!
Interessados? Vão participar? O
que acham desta nova campanha da EDP?
Aqui está uma medida interessante e que podia ajudar as famílias (algumas gerações) a poupar uns euros. Estas são manobras de marketing que metem as marcas nas conversas das pessoas e que fazem que sejam faladas e como tal é uma campanha que gera resultados por si só.
ResponderEliminarAcho uma ideia excelente para não só comemorar os 100 anos da EDP, como também para melhorar a imagem que o consumidor tem da EDP comercial. Criar uma campanha, convidando o mais conceituado realizador português a realizar o documentário, dá não só um toque de seriedade as comemorações da efeméride, como também junta a respeitabilidade do cineasta a marca EDP.
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