O Storytelling, uma das ferramentas de marketing,
consiste em contar uma história que transmita a imagem da marca que agrade e capte a
atenção do público.
As marcas atualmente têm personalidade, assentam em valores
e defendem causas. Assim, contar histórias é uma das formas mais poderosas para
dar vida a uma marca, e aos seus produtos e serviços, visando proporcionar ao público
alvo uma experiência que estão recetivos e interessados em partilhar.
A marca é uma perceção. Transmitindo estrategicamente uma
mensagem emocional, os consumidores identificam-se com a mesma num relacionamento
duradouro, e, assim, são fidelizados.
Este é o objetivo da campanha “Johnson’s. Muito mais para o
seu bebé”. Mostrando a dedicação de Maria Inês com “os bebés” nos seus
primeiros dias de vida, alude para a mensagem de que a relação durante este
período tem impacto para toda a vida, sendo assim uma experiência inesquecível
e vinculativa. “O que se constrói no primeiro dia de vida é mais do que uma
relação. É um vinculo para sempre”
.
A estratégia: concentrar-se na relação entre mães e seus
bebés fazendo a ligação ao relacionamento entre Johnson’s e as próprias mães.
A
proposta de valor: a linha constante de evolução de produtos Johnson's para bebés
dá às mães mais formas de tornar cada momento com seu bebé um momento especial.
De facto, o content marketing e, nomeadamente, o storytelling permitem à marca obter uma maior relevância junto do público, potenciando o seu envolvimento e engagement. Estas ações não são consideradas intrusivas e, na verdade, conferem mais poder aos consumidores na medida em que estes se tornam agentes transmissores da mensagem. Por isso, esta estratégia será uma das mais eficientes para comunicar com os consumidores atuais.
ResponderEliminarNão será de estranhar que, cada vez mais, os marketers apostem na produção de conteúdos. Contudo, deve ficar ressalvado que os conteúdos não devem ser "forçados" e sem relevância para os consumidores.
A "Johnson’s" e a "Dove" são exemplos de duas marcas que conseguem desenvolver esta estratégia de forma eficaz e com valor para o consumidor.