A Comissão de Tabagismo da Sociedade Portuguesa de Pneumologia apela aos jovens para largarem a “chupeta”, entenda-se o cigarro, a propósito do dia Mundial Sem Tabaco, que se assinala no próximo dia 30.
“Larga a chupeta. Fumar é ridículo” é o mote da campanha que pretende que os jovens fumadores coloquem um fim aos seus hábitos tabágicos. De acordo com dados divulgados pela Direcção Geral de Saúde, o número de jovens fumadores dos 15 aos 24 anos diminuiu entre 2005/2006 e 2014, embora haja um aumento da iniciação do consumo.
«Sabe-se que a maior parte dos jovens inicia o consumo por curiosidade e influência de amigos ou de grupos. Trata-se de uma forma de afirmação e integração em grupos que se querem evidenciar pela ousadia ou rebeldia de fumar. A campanha deste ano não faz mais que ridicularizar o acto de fumar, incutindo nos jovens uma postura de afirmação positiva dizendo não ao tabaco», explica José Pedro Boléo-Tomé, coordenador da Comissão de Tabagismo da Sociedade Portuguesa de Pneumologia. O responsável acrescenta que é necessário dar mais atenção aos jovens em idade escolar, pois a iniciação tabágica ocorre entre o 7.º e o 9.º ano. «No 7.º ano, cerca de 70 a 80% dos jovens nunca fumaram um cigarro, uma percentagem que baixa para os 40% no 9.º ano», vinca o coordenador.
O que vos parece? Acham que esta é uma campanha eficaz para que os jovens parem com o vício de fumar? Na minha opinião, tudo depende dos meios que utilizem para comunicar a mensagem. Depois de tudo o que já vimos sobre a geração Millennials, parece-me claro que o digital tem que ser tido em conta, caso contrário dificilmente esta iniciativa terá o impacto desejado.
Fonte: Marketeer
Eu concordo com o Francisco quando ele diz "o digital tem que ser tido em conta, caso contrário dificilmente (…) terá o impacto desejado". Arrisco a dizer que cerca de 90% dos Millennials ligam-se às marcas/acções que querem através das diversas plataformas de social media (e por regra em mais que uma!).
ResponderEliminarEsta campanha isolada não será certamente um campanha eficaz, contudo com uma aposta de comunicação integrada e contínua é possível cativar alguns (era bom que fossem muitos) jovens adolescentes a adoptar “uma postura de afirmação positiva” em relação ao tabaco.
No seguimento desta iniciativa o Corpo Nacional de Escutas publicou na sua página do Facebook “O fim de semana está a chegar... aproveita e participa na campanha Fumar é Ridículo. Temos 700€ em prémios para oferecer à melhor foto! Sabe tudo aqui: http://goo.gl/zc9Nxh e participa!! #escutismo#largaachupeta” Desta forma por um lado conseguem envolver os jovens que entusiasmados vão publicando as suas fotos, por outro lado vêm a sua mensagem a ser promovida gratuitamente.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminar