A polícia belga aconselhou os seus cidadãos a não utilizarem a nova forma de reagir a posts no Facebook, de modo a protegerem a sua privacidade.
Em Fevereiro, o Facebook respondeu aos pedidos de muitos ao implementar seis novas formas de reações, que vieram complementar o icónico like. Estas novas opções permitem aos utilizadores expressar uma maior variedade de emoções relativamente aos posts a que pretendem reagir.
No entanto, a polícia belga afirma que a rede social está a utilizar esta inovação para recolher informação acerca dos seus utilizadores e adaptar a publicidade que lhes é mostrada. Com a data disponibilizada por este novo instrumento, o Facebook consegue distinguir as alturas em que o utilizador está com boa disposição, aproveitando-se deste conhecimento para perceber quando os anúncios serão mais eficazes.
“By limiting the number of icons to six, Facebook is counting on you to express your thoughts more easily so that the algorithms that run in the background are more effective. By mouse clicks you can let them know what makes you happy. So that will help Facebook find the perfect location, on your profile, allowing it to display content that will arouse your curiosity but also to choose the time you present it. If it appears that you are in a good mood, it can deduce that you are more receptive and able to sell spaces explaining advertisers that they will have more chance to see you react."
O que acham? É este comportamento do Facebook aceitável, ou ultrapassa as barreiras da ética?
Fonte: Independent
Eu acho que todos nós já percebemos que tudo o que fazemos no mundo virtual é observado. Não vejo mal e, na verdade, até acho bastante inteligente por parte do Facebook. É só mais uma ferramenta que, neste caso, teve duas faces a nível de benefícios: para o Facebook, que neste momento tem o seu trabalho mais facilitado e para nós, consumidores, que tanto pedimos e agora temos.
ResponderEliminarEmbora perceba esta sensibilidade belga a verdade é que considero um pouco exagerado.
ResponderEliminarTal como foi dito no comentário acima, já todos temos consciência que somos monitorizados a cada passo que damos. E a nossa capacidade e poder de reverter essa situação é pouca ou nenhuma, por isso, o melhor é aproveitarmos esta recente inovação do facebook e esperar que, para além de reformular os timmings da publicidade, o facebook utilize os dados recolhidos para enriquecer a sua oferta e melhorar a experiência de cada utilizador.