Para aqueles que têm seguido as tendências, a popularidade do conteúdo em vídeo não será nenhuma surpresa. O Youtube tem sido o gigante, nos últimos anos, e conta com cerca de um terço dos utilizadores de internet em todo o mundo.
A popularidade do conteúdo em vídeo e das redes sociais é incontestável e junção dos dois acaba por ser um passo natural na evolução de ambos. Desta junção resultou, reprodução e partilha de vídeos em tempo real em redes sociais.
Apesar de existirem centenas de sites e plataformas de vídeos em live streaming os mais populares são o Periscope e o Facebook Live.
Em 2016, o Periscope afirmou que os seus utilizadores visualizaram, diariamente, o equivalente a 110 anos de vídeos em direto.
O Facebook também apresentou resultados muito positivos. Os vídeos em direto originaram um impacto e envolvimento, por parte dos consumidores, muito elevado. Sendo que, este tipo de vídeos, teve um alcance 135% superior ao de imagens/fotografias e 10 vezes mais comentários que os vídeos gravados.
É, ainda, possível observar o alcance desta tendência na imprensa, uma vez que, os vídeos do Facebook Live já são usados como fonte de informação e citados aquando da cobertura de notícias e eventos relevantes.
No final do ano de 2016, o Instagram e o Twitter lançaram as suas versões de vídeos em direto e o Youtube promete seguir a mesma tendência.
Mas como é que as marcas têm beneficiado desta tendência?
As marcas usaram os vídeos em direto para melhoria do serviço ao cliente através da organização de sessões de perguntas e respostas e showcasing de produtos. Esta abordagem possibilita aos anfitriões solicitarem comentários, questões e feedback ao público, o que acaba por criar envolvimento e conexão.
As redes sociais, também, estão a ser utilizadas para transmissão em direto dos eventos organizados pelas marcas. O objetivo é “trazer” os seguidores das marcas para eventos aos quais, de outra forma, poderiam não ter possibilidade de presenciar.
Por fim, uma das formas através das quais, as marcas têm beneficiado desta tendência, é pela criação de rubricas através da publicação de múltiplos vídeos em directo relacionados com uma mesma temática. Um exemplo prático é a rubrica semanal da revista feminina Allure, na qual testa e avalia um novo tipo de batom e pede ao público para fazer questões e pergunta o que gostariam de ver na rúbrica seguinte. (Assistam ao vídeo da rubrica mencionada: aqui )
Os vídeos em direto estão a tornar-se em algo social, não só, porque transmitem o que se está a passar em tempo real, mas também, porque permitem uma interação instantânea e tornam o público “ parte da conversa”. Desta forma, torna-se fácil perceber o porquê de o vídeo em direto não ser, apenas, mais uma moda, mas pelo contrário, um momento marcante para a história do conteúdo em vídeo nas plataformas online e redes sociais.
Fontes:
http://tedrubin.com/biggest-content-marketing-trend-heading-2017-live-streaming/
http://digitalmarketingmagazine.co.uk/social-media-marketing/the-2017-trends-every-social-media-manager-should-be-aware-of/4013
https://blog.hubspot.com/marketing/social-media-predictions-2017#sm.00015c6j94ddwfr5u991dso4gay3u
http://www.forbes.com/sites/jimmyrohampton/2017/01/03/5-social-media-trends-that-will-dominate-2017/#4411a546141f
Olá Daniela! As transmissões de vídeo ao vivo (live streaming video) são de facto uma das tendências que vão marcar 2017. Como refere, não só o Facebook, mas também o Twitter, o Instagram e o Youtube se estão a posicionar nesta área. Desde o início deste mês, é possível fazer transmissões ao vivo no YouTube em qualquer dispositivo móvel. A funcionalidade está para já disponível para criadores com mais de 10 mil subscritores. O SuperChat é outra funcionalidade que permite monetizar os comentários de quem assiste às transmissões (permitindo ao utilizador que esse comentário fique em destaque durante o live streaming).
ResponderEliminarO Twitter tem também apostado no live streaming, mas muito associado a parcerias na área dos eventos desportivos, como os jogos da NFL.
Também o Instagram começou por lançar em 2015 a aplicação de mini-videos Boomerang, tendo mais tarde alargado a duração dos videos postados para 60 segundos. Mais ainda, depois de ter lançado o Instagram Stories em Agosto (atingindo já 150 milhões de utilizadores), em concorrência ao Snapchat, desde Janeiro que o live streaming foi incorporado nas Stories (embora ao contrário do Facebook sejam vídeos não partilháveis, efémeros, que se autodestroem em 24h).
A forma como comunicamos e partilhamos conteúdos tem evoluído muito ao longo dos tempos. As marcas devem estar atentas às novidades, porque se Facebook e Twitter apostam fortemente numa tendência, prever o futuro torna-se mais fácil!
Cada vez mais os utilizadores querem informação on demand e no momento. Devido a esta característica bem presente na nossa sociedade, estas novas funcionalidades de vídeos em direto têm sido tão bem recebidas, tanto por utilizadores independentes como por empresas e marcas. As barreiras geográficas e os lags temporais na transmissão da informação estão a desvanecer a olhos vistos e a quebrar constantemente novos limites. Está nas mãos das marcas acompanhar esta evolução criando conteúdo com os olhos postos nestas tendências.
ResponderEliminarBoa tarde colegas,
ResponderEliminarJulgo que a grande conclusão que se retira desta nova 'moda', muito útil, é que uma vez mais e como foi falado na aula passada, o mundo digital partilha algumas características dos serviços, vive da interação, da inseparabilidade, do contacto entre as pessoas. Através destes vídeos e se as marcas começarem a ser assíduas na realização dos mesmos, como é o caso da Allure, acho que poderá passar por uma estratégia de redução de mensagens ou emails, por exemplo, e responderem em tempo real aos seus Clientes. As marcas poderão aproveitar o facto da internet encortar cada vez mais a distância entre o prestador e o consumidor e usarem-na como uma grande aliada no setor dos serviços, principalmente.
Acaba por se poder educar o consumidor e assim ser uma estratégia de comunicação e até de fidelização do Cliente, que se diga, bastante interessante a vários setores de atividade.
Um bom fim de semana!
Cátia Cerqueira.
Boa tarde,
ResponderEliminarSem dúvida que esta "nova moda" tem chamado a atenção de todos. O mundo evolui tão rapidamente que uma pessoa acaba por não ter a noção que em tão pouco tempo, trocamos os nossos amigos gameboys, para o uso dos telemóveis, tablets que tenho certeza que em muito pouco tempos eles também irão ser ultrapassados.
Estes vídeos são só mais uma manobra, que tem trazido muitos benefícios, na medida que é cada vez mais fácil as pessoas verem em direto o que se passa exatamente no canto do mundo oposto. Se isto era de imaginar acontecer à uns anos atrás? Acho que não... Agora, se as empresas podem lucrar com isto? Também... Se acompanharem esta tendência. Mas também é preciso ter a noção que muito antes destes vídeos em direto, já se usava por exemplo o Skype, ferramenta esta muito importante para estabelecer contacto direto em distância. Por isso mesmo, na minha opinião, acho que tudo isto vai afetar mais a vida do publico que utiliza mais as Redes Sociais, do que propriamente as empresas. É verdade que estas conseguem promover melhor a sua marca, mas acho que, se não forem originais, podem não conseguir na mesma, chamar a atenção dos consumidores.
Obrigada,
Joana Pinto