É conhecido por todos a
fama e sucesso das redes sociais e um dos setores que tem vindo a aproveitar
esta oportunidade é o setor do Turismo.
Aproximadamente 1
em cada 5 turístas de lazer recorrem às redes sociais de forma a inspirarem-se para a
sua viagem, quer para encontra hotel (23%), para atividades (22%), atrações (21%) ou restaurantes (17%).
Em 2014, conscientes desta realidade, a cadeia de hotéis Four Season criou uma campanha que usava “Maxine”, um peluche que “viajava” por Nova Iorque visitando diversos destinos da
cidade. Os fãs da Four Season no
Facebook eram desafiados a adivinhar a localização de cada fotografia. Esta iniciativa levou a um
aumento de 5% nas estadias de fim de semana (ponto principal a atingir com esta
campanha) e um aumento de 10% no número de fãs na página do Facebook.
Por outro lado, o sucesso do instagram tem vindo a aumentar, especialmente
na publicação de fotografias. As
publicações de fotografias com
destinos de cortar a respiração são uma constante. Um desses exemplos são as fotografias capturadas nas montanhas cobertas
de neve. Em 2015, o departamento do turismo de uma pequena cidade de Wanaka,
Nova Zelândia, começou a convidar e a acolher “influencers” para publicarem sobre as suas aventuras nesse mesmo destino. O resultado
foi um aumento de 14% dos turistas, muito rapidamente.
Atualmente, um consumidor acredita mais numa fotografia publicada no
instagram sobre um dado destino turístico do que num panfleto turístico pois considera que
algo publicado pelos seus pares será mais genuíno e verdadeiro. No
entanto, grande parte das fotografias publicadas nas redes sociais são tudo menos genuínas. São retocadas e encenadas para que espelhe uma vida perfeita. Esta busca incessante
pela perfeição e pelo
reconhecimento, leva até à morte de alguns turistas quando tentam tirar
fotografias no topo de uma montanha, ou perto de um penhasco, como aconteceu em
2015 com uma rapariga de 24 anos que perdeu a vida ao tentar recriar uma famosa
imagem em Trolltunga, na Noruega. Outro ponto negativo é a sobrepovoação de muitos destinos turísticos que até então eram desconhecidos e não têm capacidade para
acolher tantos visitantes, tornando a experiência não tão boa.
Esta “guerra de egos” não vai terminar. Como
tal, cada utilizador tem a responsabilidade de, não só publicar conteúdo que espelhe a realidade dos locais que visita,
mas também manter sempre um olhar
critico face à atividade dos seus
pares.
Referências:
http://www.voltaaomundo.pt/2017/03/13/como-o-instagram-esta-a-mudar-a-forma-de-viajar/
Olá Catarina,
ResponderEliminarAchei bastante interessante o teu ponto de vista. De facto revejo também nos meus hábitos uma constante busca através dos meus amigos, familiares e celebridades de todo o tipo de atrações que queira experimentar! Quer seja testar um simples restaurante como planear uma viagem, e ultimamente o Tripadvisor é um dos melhores conselheiros a qualquer nível de experiências, tanto gastronómicas como de lazer, locais emblemáticos a visitar, etc. para os alojamentos o Booking e outros sites sempre com comentários de clientes passados.
Quanto ao Instagram a circunstância de muitas celebridades postarem a todo o momento os sítios magníficos por onde passam faz com que o nosso desejo de conhecer esse local seja ainda maior, pois testemunharam, e recomendaram pelo simples facto de divulgarem com uma foto. Quanto aos pontos mais negativos, é como tudo, nunca se sabe o dia de amanhã mas também conheço uma notícia relacionada com isso, de uma modelo russa, das mais populares no Instagram, que arriscou a vida para tirar uma foto perfeita numa altura de 80 andares num dos famosos arranha-céus do Dubai.
Fonte: http://gq.globo.com/Videos/Atualidade/noticia/2017/02/russa-se-pendura-900-m-de-altura-em-arranha-ceu-de-dubai-para-tirar-foto-perfeita-assista.html
E quanto à “sobrepovoação de muitos destinos turísticos” sou da opinião que quando visitamos algum país esteja este com muitos ou poucos turistas e/ou densamente povoado a experiência é sempre marcante pelo facto de também nunca teres visitado esse país com uma cultura completamente diferente da tua, onde se vivenciam e apreciam as coisas com diferente intensidade, saindo da nossa rotina habitual. «Eu viajo não para ir a lugar algum, mas para ir. Eu viajo pelo propósito de viajar. A grande sedução é se mover.» (Robert Louis Stevenson).
E eu vejo um ponto positivo nisto tudo, porque cada vez mais os jovens têm vontade de viajar e descobrir a cultura dos países, e tornam-se mais “desenrascados”, aprendem com mais vontade as línguas estrangeiras e têm outra predisposição para projetos de carácter internacional. Enveredam no Programa Erasmus, fazem estágios profissionais no estrangeiro e até voluntariado em países mais carenciados. As redes sociais podem ser sempre bem canalizadas desde que nós Seres Humanos as direcionemos nesse sentido.
Olá Catarina. Percebi que publicamos quase ao mesmo tempo um post com o tema em comum: a influência das fotografias do Instagram nas escolhas das nossas viagens. De facto estão um pouco semelhantes, mas trata-se de pura coincidência. Não copiei nada eheh
ResponderEliminarEm relação ao tema é de lamentar os sacrifícios que as pessoas fazem para tirar uma simples foto, ao ponto de porem em causa a própria vida. Penso que isso é unânime. Podemos tirar fotografias fantásticas sem ter de arriscar a nossa segurança.
No que diz respeito às escolhas dos destinos percebo a influência que estas partilhas têm em torno dos mesmos, mas melhor que visitar o sitio que se viu naquela foto, é mesmo descobrir algo que nunca vimos.
Por fim, concordo plenamente contigo no sentido em que cada um devia ter o bom senso para fazer partilhas que de facto mostram como é a realidade e não como ela fica depois de ser editada. Infelizmente falamos de uma sociedade que vive em torno de uma perfeição idealista baseada em programas de edição que se reflete não só nessas fotografias como em nós mesmos.
Olá Sandra, de facto foi uma cincidência engraçada eheh :)
EliminarÉ mesmo como dizes, cabe a cada um ser genuíno e aproveitar ao máximo cada destino que visita!