Como mencionou Amy Jo Martin, “Social media is the
ultimate equalizer. It
gives a voice and a platform to anyone willing to engage."
O Social
Media Marketing pode, neste sentido, ser definido como um processo de Marketing
através de websites e aplicações como Facebook,
Twitter, Youtube, etc., utilizando e tirando partido do lado mais social da
internet. É capaz de conectar e interagir a um nível muito mais personalizado e dinâmico do que o
Marketing tradicional.
Uma estratégia de Social Media Marketing pode ser algo tão simples como uma empresa ter
uma conta no Twitter e um blogue e adicionar hashtags como "Tweet
This" no final dos artigos. Pode também ser algo mais complexo como ter
uma campanha que envolva blogs, integração de redes sociais, social networking
e vídeos virais através do Youtube.
Concretamente, é possível subdividir o scope do social media em duas vertentes: as redes horizontais e as
redes verticais.
As redes
horizontais estão centradas apenas em conectar pessoas, ou seja, consiste em
estar presente numa rede onde tem amigos e exibir para outros essa mesma rede
de amigos. É o chamado efeito “bola de neve”. Estas redes são um pouco de tudo
numa só rede, cada utilizador partilha para todos e todos partilham com todos
no mesmo local. Dividem gostos e opiniões sobre diversos assuntos e o seu objetivo redes é crescer o máximo em todo o
mundo.
Exemplos:
Facebook, Twitter,
LinkedIn
No caso das redes verticais, estas estão centradas num nicho
de mercado. Os utilizadores ligam-se com a finalidade de debater um determinado
assunto ou tema de interesse comum. Partilham interesses, gostos, opiniões pelo
tema em comum pelo qual têm uma certa “paixão”. Diz-se rede vertical porque
todos os utilizadores estão interessados no tema central da comunidade em
questão, ao contrário das redes generalistas ou horizontais que apenas visam o
registo de utilizadores em massa seja qual for o seu interesse.
Exemplos: TripAdvisor, Behance, Doximity
Para selecionar a rede social que melhor se adequa aos
objetivos da empresa, é obrigatório obter resposta para as seguintes questões. Isto,
é antes de selecionar the right social
media, é necessário garantir que as seguintes perguntas têm uma resposta
definida.
ü Quais são os nossos objetivos ao
integrar aquela rede?
ü Qual o nosso público alvo? Existe na
rede que ponderamos?
ü Temos meios, tempo e recursos para
produzir conteúdo periódico para a rede em causa?
ü Faz sentido para o negócio?
ü Qual
é o meu orçamento?
ü Temos
um plano de Marketing Digital e Comunicação definido?
ü Que
métricas vamos utilizar para medir o nosso sucesso? (alcance, envolvimento,
aquisição)
ü Comunicamos
para B2B ou B2C?
Por fim, todas as estratégias devem ser mensuráveis e por
isso controláveis. No caso do social media, para medir os resultados de uma
campanha de social media (Social Media ROI), devem ser tidos em conta os
seguintes indicadores:
ü Alcance: quantos mais fãs, seguidores, membros, etc.,
existirem em cada plataforma maior será o ROI para uma campanha ou promoção.
ü Tráfego: levar visitas até ao website corporativo ou outro
URL onde as conversões aconteçam é um dos principais objetivos de qualquer
plano de Social Media.
ü Leads: rácio de leads que provém de cada referência
(site, blogue, outras plataformas de social media).
ü Taxa de conversão: medir número de leads provenientes do
social media que se converteram em clientes.
ü Visitantes recorrentes: medir a percentagem de visitantes
por rede social indica o que está a resultar e o que não está.
Fontes:
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